• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Especialistas não creem em recuperação do Ibovespa no fim de 2021

Mas é possível que as perdas sejam reduzidas, desde que o cenário político em Brasília não gere mais ruídos

Por Isaac de Oliveira

01/12/2021 | 15:38 Atualização: 01/12/2021 | 15:38

Especialistas veem como improvável a bolsa encerrar o mês de dezembro no campo positivo. (Foto: Shutterstock)
Especialistas veem como improvável a bolsa encerrar o mês de dezembro no campo positivo. (Foto: Shutterstock)

O Ibovespa encerrou esta terça-feira (30) com queda de 0,87%, aos 101.915,45 pontos, fechando o quinto mês consecutivo de baixa. Em novembro, o índice ficou negativo em 1,53%. No ano, a desvalorização chega a 14,37%.

Leia mais:
  • As ações mais recomendadas para dezembro
  • Petrobras sobe 6% com o anúncio do reajuste do combustível
  • Fitch reafirma rating BBB da Vale, com perspectiva estável
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para eliminar todas as perdas e, quem sabe, encerrar o ano no azul, analistas do mercado citam que uma série de pautas precisa se confirmar para beneficiar o principal índice da bolsa brasileira antes de 2022.

O IBOV encerrou o último pregão de 2020 com uma alta de 2,92%, no acumulado daquele ano, aos 119.017,24 pontos. Encostar neste patamar parece pouco provável em pouco mais de um mês para o fim de 2021, segundo as fontes ouvidas pelo E-Investidor.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas é possível que as perdas sejam reduzidas, desde que o cenário político em Brasília não gere mais ruídos e que o controle fiscal reduza o sentimento de desconfiança dos investidores.

Pedro Paulo Silveira, diretor de gestão de investimentos da Nova Futura, diz ter pouca esperança de que algum “milagre” ocorra para salvar o cenário fiscal e aliviar a situação do Ibovespa. Um exemplo disso, para ele, seria o anúncio de nova meta fiscal, como um novo teto.

“Mas eu tenho pouca esperança de que isso vá acontecer, sobretudo porque a situação econômica ainda continua mostrando dificuldade para crescimento, para emprego, para renda e inflação. Então isso tende a deixar o governo em uma situação mais propensa ao populismo do que efetivamente à austeridade fiscal”, diz Silveira, estimando que o índice de referência da B3 pode chegar aos 110 mil pontos ao fim de 2021.

Alexsandro Nishimura, economista e sócio da BRA, também não crê em “milagre de Natal”. Para ele, livrar o índice das perdas acumuladas em 2021 depende de uma mudança dos fatores que não estão nos preços hoje, como, em suas palavras, o arrefecimento da inflação, o retorno ao arcabouço fiscal anterior, com maior rigidez no controle dos gastos públicos, ou alguma indicação de respiro na atividade econômica.

Publicidade

“Tudo isto parece pouco provável (de acontecer) para justificar uma melhora”, opina Nishimura. “O que pode ser interessante é que o investidor faça o stock picking, ou seja, a busca por oportunidades que possam render mais que a média mercado ou que sejam mais resilientes ao ambiente macroeconômico”, recomenda o sócio da BRA.

PEC dos Precatórios e commodities poderiam mudar o jogo?

Rodrigo Crespi, analista da Guide Investimentos, também vê como improvável a bolsa encerrar o mês de dezembro no campo positivo. Para ele, uma possível aprovação da PEC dos Precatórios poderia melhorar o cenário e reduzir as incertezas fiscais.

“O setor de commodities pode surpreender para cima. Temos visto uma recuperação de certa forma acelerada, principalmente do minério de ferro, que reflete um peso bastante importante do Ibovespa, que são as mineradoras e siderúrgicas”, diz Crespi.

Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos, concorda que o setor de matérias-primas é importante para uma possível recuperação da Bolsa, principalmente com a valorização das ações de Petrobras (PETR3, PETR4) e Vale (VALE3).

Além disso, Costa destaca a importância do Banco Central ajudar na ancoragem do preço dos ativos, “dado que a inflação acumulada nos últimos 12 meses está muito superior à taxa de juros de hoje”.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Commodities
  • Conteúdo E-Investidor
  • Ibovespa
  • Investimentos
Cotações
04/07/2025 21h19 (delay 15min)
Câmbio
04/07/2025 21h19 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Governo pode barrar o corte do IOF; vale antecipar a compra de dólar?

  • 3

    Dólar mais barato: veja as contas globais que cortaram o IOF e prometem reembolsos

  • 4

    O que é IOF e como funciona?

  • 5

    Bolsa de Valores a 160 mil pontos? Veja as projeções dos bancos para o 2º semestre de 2025

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Logo E-Investidor
Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Imagem principal sobre o Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Logo E-Investidor
Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Imagem principal sobre o 5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Logo E-Investidor
5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Imagem principal sobre o Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Logo E-Investidor
Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Imagem principal sobre o Você conhece a regra das duas pizzas de Jeff Bezos? Ela pode mudar sua carreira
Logo E-Investidor
Você conhece a regra das duas pizzas de Jeff Bezos? Ela pode mudar sua carreira
Imagem principal sobre o Auxílio natalidade: o que é e quem pode solicitar o benefício?
Logo E-Investidor
Auxílio natalidade: o que é e quem pode solicitar o benefício?
Imagem principal sobre o Quais são as 10 maiores Bolsas de Valores do mundo? Veja o ranking
Logo E-Investidor
Quais são as 10 maiores Bolsas de Valores do mundo? Veja o ranking
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: BRF (BRFS3) lidera ganhos com Vibra (VBBR3); Engie (EGIE3) tomba
Mercado
Ibovespa hoje: BRF (BRFS3) lidera ganhos com Vibra (VBBR3); Engie (EGIE3) tomba

Índice bateu recorde de encerramento, enquanto Bolsas de NY ficaram fechadas em feriado nos EUA

04/07/2025 | 19h05 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa na semana: Embraer (EMBR3) salta mais 11,86% com contrato bilionário; Assaí (ASAI3) cai 6,7%
Mercado
Ibovespa na semana: Embraer (EMBR3) salta mais 11,86% com contrato bilionário; Assaí (ASAI3) cai 6,7%

O índice terminou o período em alta de 3,21%, passando de 136.865,79 pontos para 141.263,56 pontos

04/07/2025 | 18h32 | Por Jenne Andrade
Por que o Ibovespa vem batendo recordes mesmo com a Selic nas alturas?
Mercado
Por que o Ibovespa vem batendo recordes mesmo com a Selic nas alturas?

Junção de fatores externos e internos ajudou o índice da B3 a superar os 141 mil pontos

04/07/2025 | 16h10 | Por Beatriz Rocha
Por que o Banco do Brasil 'sumiu' das carteiras de dividendos de bancos e corretora
Mercado
Por que o Banco do Brasil 'sumiu' das carteiras de dividendos de bancos e corretora

Instituições também revisaram projeções de dividendos após decepção com balanço da empresa

04/07/2025 | 13h19 | Por Beatriz Rocha
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador