No exterior, as bolsas asiáticas encerraram a sessão na madrugada no campo positivo. Os mercados financeiros se recuperam da realização de ontem, quando o presidente do FED, sinalizou a retirada rápida de estímulos da economia dos Estados Unidos, num momento já de alta sensibilidade, dadas as preocupações com os impactos da variante ômicron do coronavírus.
Leia também
As bolsas negociaram em alta de mais de 1% na Europa e entraram à tarde no campo positivo em Nova York, enquanto o petróleo dispara mais de 3%. A alta das bolsas europeias ocorreu mesmo após os índices de atividade PMI industrial da Zona do Euro e da Alemanha terem vindo um pouco abaixo do esperado. Os juros dos Treasuries avançam firmes, ainda refletindo os sinais do Fed.
O exterior mais positivo ajuda na recuperação dos ativos locais. Por aqui, os mercados acionários de NY e as commodities ajudam o Ibovespa a negociar ao redor dos 103 mil pontos. Petrobras subia próximo a 3%, enquanto Vale tinha alta de 1,5%, puxando as ações das siderúrgicas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O volume de negócios reduzido favorece a volatilidade do dólar ante o real, variando de R$ 5,57 a R$ 5,62. A aprovação da PEC dos precatórios no Senado também é esperada. Também de olho na PEC, e já na expectativa para o Copom, daqui a uma semana, os juros futuros têm viés de alta, com ajustes finos nas apostas dos investidores para a Selic.