No exterior, as bolsas na Ásia fecharam sem direção única nesta quarta-feira após dados com resultados divergentes de atividade da China. Os mercados
chineses caíram em bloco, em meio à cautela referente à disseminação da variante Ômicron do Coronavirus.
Leia também
Isso porque estudos indicaram que duas doses da vacina produzida pela Sinovac não induziram proteção suficiente contra a nova cepa do vírus. As bolsas europeias operam majoritariamente em alta, enquanto investidores aguardam decisões de política monetária do Fed hoje, e do Banco Central Europeu (BCE) e Banco da Inglaterra amanhã. Em NY, os futuros dos principais índices acionários operam indefinidos neste início de dia.
No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo cedem, em meio a renovadas incertezas quanto ao impacto da nova variante do Coronavirus na demanda. No Brasil, a indefinição externa pode provocar instabilidade nos ativos domésticos, especialmente no Ibovespa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A expectativa de que o Fed aumente o ritmo de retirada de estímulos pode pesar na B3. Hoje a expectativa de deflação do IGP-10 de dezembro e o resultado do IBC-Br de outubro podem aliviar os juros futuros. Além disso, o novo impasse na PEC dos precatórios pode incomodar os mercados, especialmente a bolsa
e o câmbio.
Agenda econômica 15/12
Brasil: O IGP-10 de dezembro mostrou deflação de 0,14% na variação mensal, deflação menor do que esperado pela mediana do consenso (-0,25%). Para hoje o mercado aguarda a divulgação do IBC-Br de outubro.
EUA: Pela manhã serão divulgadas as vendas no varejo de novembro. O Fed divulga sua decisão de política monetária, às 16hrs, seguida de entrevista coletiva do presidente Jerome Powell, às 16h30.