• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham em alta pelo segundo dia consecutivo

Investidores seguem demonstrando apetite por risco, enquanto avaliam os riscos induzidos pela ômicron

Por Estadão Conteúdo

22/12/2021 | 14:45 Atualização: 22/12/2021 | 14:45

Bolsa de Valores de Frankfurt
Foto: REUTERS
Bolsa de Valores de Frankfurt Foto: REUTERS

As bolsas europeias firmaram tendência de alta após a abertura dos negócios em Nova York e encerraram o pregão em campo positivo pelo segundo dia consecutivo. Investidores seguem demonstrando apetite por risco, enquanto avaliam os riscos induzidos pela variante ômicron do coronavírus.

Leia mais:
  • IRB tem prejuízo e Credit vê resultado como negativo para as ações
  • Elon Musk vende mais ações da Tesla e diz que cumpriu meta de 10%
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O índice pan-europeu Stoxx 600, que avalia o desempenho das ações de empresas por todo o continente, avançou 0,92%, a 478,36 pontos.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido avançou 1,1% no terceiro trimestre de 2021 ante o anterior e 6,8% na comparação anual. A variação trimestral ficou um pouco abaixo do estimado, enquanto a alta anual mostrou forte desaceleração em relação ao ganho do segundo trimestre.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Bolsa de Londres chegou a recuar após a divulgação do PIB, mas voltou a se recuperar ao longo do dia, fechando em alta de 0,61%, aos 7341,66 pontos. Já o DAX, da Bolsa de Frankfurt, avançou 0,95%, aos 15593,47 pontos. O CAC 40 em Paris registrou uma das principais altas do dia, em 1,24%, aos 7051,67 pontos.

“O dado de hoje indica que a economia teve um pouco menos de ímpeto no terceiro trimestre do que pensávamos anteriormente. E, com os primeiros sinais de que a variante ômicron atingiu a atividade, o crescimento certamente terá desacelerado ainda mais no quarto trimestre”, projeta a Capital Economics, em relatório enviado a clientes.

De acordo com o Danske Bank, os mercados acionários estão começando a operar em ritmo de fim de ano. “Os drivers de hoje são exatamente os mesmos que derrubaram as ações na segunda-feira e, portanto, os investidores ainda estão com dificuldade para descobrir se a ômicron será uma grande ameaça ao crescimento econômico ou se será o início do fim da pandemia”, avalia o banco.

Ontem, Portugal se juntou à lista de países que adotaram restrições para tentar conter a disseminação local da cepa. Ainda assim, o índice PSI 20, da Bolsa de Lisboa, subiu 0,15%, aos 5459,66 pontos.

Publicidade

Na Espanha, destaque para relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) que estimou que a atividade econômica do país deve crescer 4,6% em 2021 e 5,8% em 2022. O consumo privado deve continuar a ser o principal motor do crescimento no curto prazo, sustentado por uma forte recuperação do mercado de trabalho e uma normalização continuada das poupanças das famílias. No entanto, a incerteza em torno das perspectivas é alta, com a evolução da pandemia permanecendo um risco-chave. Outro ponto de vulnerabilidade identificado foi o alto nível da dívida pública (em 120% do PIB em 2021). Em Madri, o Ibex 35 subiu 0,85%, aos 8459,10 pontos no fechamento do pregão, enquanto o FTSE MIB registrou alta de 0,66% em Milão, aos 26827,93 pontos.

Hoje, a Comissão Europeia se posicionou pela adoção de um imposto corporativo mínimo de 15% para as grandes companhias com atividades na região, seguindo o que foi acordado em outubro entre os Estados-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Bolsas Europeias
  • Conteúdo E-Investidor
  • Europa
  • FTSE 100
  • Stoxx 600
Cotações
11/02/2026 12h12 (delay 15min)
Câmbio
11/02/2026 12h12 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Lucro da BB Seguridade cresce, mas não anima; Genial rebaixa recomendação e Citi e BBA projetam 2026 desafiador

  • 3

    Pátria conclui compra da RBR e muda a gestão de FIIs; XP avalia impactos para os cotistas

  • 4

    "Investidor institucional segura interesse em cripto", diz head global da Coinbase

  • 5

    Resultados de Suzano e Klabin no 4T25 devem decepcionar no curto prazo, mas analistas veem forte valorização

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 5 pontos facultativos no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
5 pontos facultativos no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o 4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Logo E-Investidor
Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Logo E-Investidor
Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Imagem principal sobre o INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Logo E-Investidor
INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Últimas: Tempo Real
Destaques do pregão: TIM (TIMS3), Suzano (SUZB3) e Vale (VALE3) disparam nesta quinta-feira (11)
Tempo Real
Destaques do pregão: TIM (TIMS3), Suzano (SUZB3) e Vale (VALE3) disparam nesta quinta-feira (11)

Ibovespa renova máxima histórica ao superar os 189 mil pontos, impulsionado por balanços de TIM e Suzano, enquanto Vale avança após leve queda do minério na China

11/02/2026 | 12h06 | Por Manuela Miniguini
“Vemos abertura de janela de IPOs no Brasil neste primeiro semestre”, diz presidente do Citi
Tempo Real
“Vemos abertura de janela de IPOs no Brasil neste primeiro semestre”, diz presidente do Citi

Após os IPOs de PicPay e Agibank nos EUA, presidente do Citi Brasil vê forte apetite de investidores por empresas brasileiras e aposta em janela concentrada no 1º semestre, antes da volatilidade eleitoral

11/02/2026 | 11h17 | Por André Marinho e Altamiro Silva Junior
Dólar hoje recua com investidores à espera do payroll e pesquisa para eleições 2026
Tempo Real
Dólar hoje recua com investidores à espera do payroll e pesquisa para eleições 2026

Relatório de empregos é considerado peça-chave para as decisões do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA

11/02/2026 | 09h30 | Por Daniel Rocha
Ibovespa futuro sobe 0,30% com agenda intensa no radar; payroll, pesquisa eleitoral e dados de preços ao produtor movimentam mercados
Tempo Real
Ibovespa futuro sobe 0,30% com agenda intensa no radar; payroll, pesquisa eleitoral e dados de preços ao produtor movimentam mercados

Investidores acompanham CEO Conference do BTG, IPP, pesquisa Genial/Quaest e balanços de Petrobras, Suzano e Banco do Brasil, enquanto EUA divulgam relatório de emprego

11/02/2026 | 09h15 | Por Manuela Miniguini

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador