A lira turca se firmava ligeiramente nesta quarta-feira (5, reduzindo as perdas do dia anterior conforme investidores avaliavam o impacto de um salto na inflação para pico de 19 anos após o tombo do ano passado no valor da moeda.
A lira chegou a se firmar 1,3%, a 13,275 por dólar, no início do pregão, mas devolveu a maior parte desses ganhos e chegou a 13,42. Na terça-feira, a moeda enfraqueceu 3,6% e fechou a 13,45 por dólar.
Em 2021, a moeda turca sofreu seu pior ano desde que o Partido AK, de Tayyip Erdogan, chegou ao poder, em 2002, despencando 44%. A lira atingiu uma mínima recorde de 18,4 por dólar duas semanas atrás, antes de se recuperar após o governo apresentar um esquema de proteção de depósitos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A queda da lira e uma série de altas de preços administrados devem elevar a inflação este ano, segundo economistas, depois de dados terem mostrado na segunda-feira que a taxa anual chegou a 36,1% em dezembro.
Falando a seu partido na terça-feira, Erdogan disse que não vai abandonar os turcos com altas de preços “extremas” e taxa de câmbio volátil.