Mercado

Abertura de Mercado: Desânimo externo afeta apetite dos investidores

Abertura de Mercado: Desânimo externo afeta apetite dos investidores
Foto: Shutterstock/casa.da.photo/Reprodução

No exterior, os índices futuros das bolsas de NY operam com leve alta nesta manhã de segunda-feira (10), depois de acumularem perdas na primeira semana de 2022 com indicação pelo Fed de que poderá ser mais agressivo no aumento de juros do que planejava inicialmente. Para esta semana, os investidores aguardam a inflação ao consumidor americana (CPI). Também no radar estão comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, que falará amanhã no Senado americano.

Os juros dos treasuries sobem. Na Europa, as bolsas operam sem direção única, à medida que os investidores avaliam os dados de desemprego da Zona do Euro e
seguem especulando sobre a perspectiva de aperto monetário dos EUA. No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo operam em alta modesta, ampliando ganhos de cerca de 5% da semana passada, quando foram impulsionados por preocupações com cortes de oferta da commodity no Casaquistão, na Líbia e também em partes da América do Norte.

No Brasil, a falta de entusiasmo nos mercados internacionais pode afetar o
apetite do investidor no Brasil, em meio ainda à tensão envolvendo os servidores públicos. A escalada de casos de Covid no Brasil por causa da variante Ômicron também é monitorada.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Agenda econômica 10/01

Brasil: A agenda doméstica tem como destaques esta semana o IPCA de dezembro e de 2021 (terça-feira), a pesquisa mensal de serviços (quinta-feira) e as vendas no varejo (sexta-feira).

EUA: Hoje tem estoques no atacado (12h). Amanhã o presidente do Fed discursa além de alguns dirigentes da instituição. Na quarta-feira será divulgado o CPI americano. Na quinta-feira será divulgado o PPI americano e pedidos semanais de auxílio-desemprego além de discursos de vários dirigentes do Fed. Na sexta-feira serão reportados vendas no varejo e produção industrial.

China: Amanhã será divulgada o índice de inflação ao consumidor (CPI).

Zona do Euro: Na quarta-feira será divulgada a produção industrial do bloco europeu.

Publicidade