Os investidores avaliaram os dados de atividade divulgados na China nesta madrugada, com destaque para o PIB que teve expansão anual de 4% no 4T21, desacelerando em relação a alta de 4,9% registrada no terceiro trimestre. Neste contexto de menor expansão, o banco central chinês (PBoC) anunciou um corte de juros nesta segunda-feira, o que agradou os investidores. O petróleo opera em baixa, após avanços recentes, e o índice DXY do dólar tem leve avanço.
No Brasil, sem a referência de Nova York, os mercados mostram-se suscetíveis a oscilações. Os negócios refletem também a cautela dos investidores com a mobilização de servidores públicos, que programaram paralisações nesta semana, por reajuste salarial. Ainda nesta semana, até sexta-feira (21), o mercado espera manifestação do governo sobre o Orçamento de 2022.
Na agenda econômica, o IGP-10 veio acima da mediana das estimativas e o IBC-Br, praticamente em linha com o esperado, sem provocar reações. O Ibovespa , às 13h30, negociava em baixa de 0,5%, aos 106,4 mil pontos. O dólar começa a tarde rondando a estabilidade. Os juros futuros de curto prazo oscilam ao redor dos ajustes anteriores e, nos vencimentos longos, há viés de alta.