No mercado de commodities, o petróleo opera em alta moderada, após a Agência Internacional de Energia (AIE) avaliar que a oferta abaixo do esperado da OPEP+ tende a gerar volatilidade nos mercados da commodity.
Aqui no Brasil, o horizonte de um Fed mais agressivo na alta de juros e de um Copom com ciclo mais longo de aperto monetário podem amparar cautela nos mercados domésticos e também coloca mais atenção na participação do Roberto Campos Neto em evento hoje.
Investidores vão buscar em seu pronunciamento sinais que reforcem o tom mais duro de Serra (diretor do Banco Central), após a forte correção de juros futuros e apostas para Selic neste ano desde a divulgação da ata. Em termos de balanços do 4T21,
os números do Itaú e da produção da Vale ficam no foco na bolsa. Além da política monetária, existem as preocupações fiscais com a PEC dos combustíveis. Também no Brasil, os investidores vão monitorar o IBC-Br de dezembro e de 2021.
Agenda econômica 11/02
Brasil: A agenda traz a participação do presidente do BC, Roberto Campos Neto, em evento do Esfera Brasil, às 12h30. Destaque também à leitura de dezembro do índice de atividade econômica do BC, o IBC-Br de dezembro e de 2021, às 9hrs. A mediana das estimativas apontam para alta de 0,1% em dezembro na variação mensal.
EUA: Hoje sai a leitura preliminar de fevereiro da confiança do consumidor dos Estados Unidos (12h00).
Europa: A produção industrial do Reino Unido subiu abaixo do esperado e o PIB preliminar do país cresceu também abaixo das estimativas. Na Alemanha, a inflação medida pelo CPI desacelerou conforme o esperado.