As bolsas internacionais buscam recuperação nesta manhã de quarta-feira (23), embora a cautela possa voltar a ditar o ritmo a qualquer momento, em meio as tensões geopolíticas envolvendo Rússia e Ucrânia. O petróleo passa por uma leve
correção nos preços, após fortes ganhos nos últimos dias. Os investidores na Europa também avaliam alguns balanços, com destaque para os números da mineradora Rio Tinto.
Na agenda de indicadores, foi conhecida a inflação ao consumidor (CPI) na zona do euro, que atingiu a máxima histórica de 5,1% na leitura anual de janeiro, levemente acima da alta de 5,0% em dezembro, ficando dentro do previsto. O CPI forte aumenta a pressão para que o Banco Central Europeu adote uma polícia monetária mais
restritiva.
Vale lembrar que a meta do BCE para a inflação é de 2%. No Brasil, a agenda ganha
destaque, e são esperados os números do IPCA-15 de fevereiro e os números de arrecadação federal de janeiro. Além disso, fica no radar possível votação, no Senado, do pacote que busca reduzir os preços dos combustíveis. Na safra, foram conhecidos os números trimestrais da Localiza, RD, Telefônica Brasil, entre outros. À noite está previsto a divulgação da Petrobras. Para a bolsa, o clima mais positivo no exterior pode contribuir para uma abertura com viés de alta.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Agenda econômica 23/02
Brasil: Às 9h00 será divulgado o IPCA-15 de fevereiro, cuja mediana das estimativas prevê inflação mensal de 0,87%. Em seguida, saem a nota do setor externo de janeiro (9h30) e os dados de arrecadação federal de janeiro (10h30), seguida por entrevista coletiva do Ministro de Economia,Paulo Guedes.
EUA: Destaque para o discurso da presidente do Fed de São Francisco, às 17h30. Às 18h30 saem os estoques de petróleo API.
Zona do Euro: O índice de confiança do consumidor da Alemanha caiu de -6,7 pontos em fevereiro para -8,1 pontos em março, ficando abaixo da mediana das estimativas, de -6,4.
Publicidade