Em queda pelo quarta sessão consecutiva, o dólar à vista testou mínima a R$ 5,0071 (-0,88%) no mercado à vista há pouco.
Leia também
O estrategista Jefferson Laatus, do grupo Laatus, afirma que o IPCA-15 acima do previsto ajuda na ampliação da queda do dólar, porque indica que o ciclo de alta da Selic não está perto do fim e para o dólar é bom, porque continua atraindo investidores estrangeiros para carry trade e a Bolsa.
Segundo ele, os dados do setor externo mostram que tem entrado mais dólares no País do que saído, tanto para investimentos como para aplicações financeiras, o que também dá fôlego ao movimento de redução de posições cambiais no mercado futuro. “Ta com cara de que o dólar pode tentar furar os R$ 5,00 hoje ainda”, aposta.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O estrategista pontua que o cenário externo está positivo e dólar recua no mundo todo. Para ele, o que o pode mudar o ambiente de negócios seria algum desdobramento negativo da crise geopolítica no leste europeu.
Laatus destaca a alta do dólar ante o rublo nesta manhã, ao redor de 1,8% há pouco, como indicativo de novas saídas de capitais da Rússia, uma vez que as tensões persistem na região e não esta descartada uma invasão russa mais ampla à Ucrânia à frente.
Com PECs de combustíveis já enterradas pelo Congresso, a expectativa é se o Senado vai votar hoje ou não os projetos sobre o tema, ou se vai adiar a votação em plenário para a semana do dia 8 de março, o que está no radar, mas não afeta a precificação do dólar, avalia.