A retomada dos negócios no Brasil, após feriado de Carnaval, promete ser de ajuste aos preços e de avaliação dos últimos desdobramentos da guerra na Ucrânia. Enquanto os mercados brasileiros estiveram fechados, prevaleceu um clima mais negativo nas bolsas externas. Ontem, por exemplo, os mercados de Nova York recuaram, enquanto os ADRs da Petrobras e Vale subiram, mas com queda nos ativos do setor financeiro. Já nesta quarta-feira, os mercados globais operam sem direção única. Nos EUA, as bolsas abriram há pouco com viés positivo. As atenções seguem voltadas para o Leste Europeu, em meio a expectativa de retomada das negociações entre Rússia e Ucrânia. Ao mesmo tempo, temores sobre impacto na oferta de petróleo impulsionam os preços da commodity, com o óleo tipo brent subindo 4%, aos US$ 112/barril.
O avanço do petróleo e outras commodities reforçam as preocupações com a escalada da inflação mundial. Na zona do euro, por exemplo, a inflação anual ao consumidor (CPI) atingiu a máxima histórica de 5,8% em fevereiro. Voltando ao cenário local, o Governo publicou na sexta-feira um decreto que reduz a alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A redução será de 25%. Embora traga um impacto em termos de arrecadação, a notícia pode dar impulso às ações do setor de comércio online e trazer alívio ao IPCA, em um momento em que há pressão contínua vinda dos preços das commodities. Para o mercado, o Ibovespa deve ter alguma volatilidade na retomada dos negócios.
Com base no comportamento externo, ativos ligados a commodities podem seguir em alta, mas alguma realização em demais papeis/setores não está descartada.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Agenda econômica 02/03
Brasil: A agenda brasileira reserva para semana o PIB do 4T21 na sexta-feira, às 9h00.
EUA: Nesta manhã, foi divulgado que o setor privado dos EUA criou 475 mil empregos em fevereiro, acima do previsto pelo mercado, de 400 mil vagas. Nesta manhã de quarta-feira, os investidores também avaliaram a fala do presidente do FED, Jerome Powell, que reforçou as expectativas de aumento de juros a partir de março. Após os comentários da autoridade monetária, as apostas de alta de 0,5 p.p. em março pelo FED aumentaram. Ainda na agenda da semana, será divulgado na sexta-feira o relatório do mercado de trabalho do país em fevereiro.
China: Hoje à noite está previsto o índice PMI Composto de fevereiro.
Publicidade