A retomada dos negócios pós-feriado no Brasil foi de ajuste nos preços e boa performance das ações ligadas a commodities. Os investidores globais seguem de olho nos desdobramentos da guerra na Ucrânia, mas hoje o clima acabou sendo mais favorável para as bolsas. Mais cedo, os mercados acionários europeus avançaram, na mesma direção das bolsas de Nova York. No geral, novos anúncios de sanções contra à Rússia renovam as esperanças de que algum acordo possa ser alcançado, embora não se tenha sinais concretos sobre uma possível trégua.
Sendo a Rússia e Ucrânia países relevantes no comércio global de fontes de energia e produtos agrícolas, os preços destas commodities seguiram em alta nos últimos dias, com o petróleo brent, por exemplo, ultrapassando hoje a casa dos US$ 114/barril (alta de 16% nos dois primeiros pregões de março).
Neste contexto, ações de commodities lideram os ganhos nas principais bolsas, sendo responsável também pela boa valorização do Ibovespa na sessão. No fim, o índice acionário brasileiro tinha alta de 1,8%, aos 115.174 pontos. Já no câmbio, o dólar voltou a recuar frente ao real, encerrando em baixa de 0,94%, aos R$ 5,11.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos