As preocupações sobre a pandemia de covid-19, a guerra na Ucrânia e a tendência de aperto monetário nos EUA seguem no radar dos investidores e afetam o apetite por risco nesta manhã de segunda-feira. Na Ásia, a maioria das bolsas fechou em baixa, após a cidade chinesa de Xangai anunciar um lockdown escalonado com o intuito de controlar um surto local de covid-19. Com isso, os contratos futuros do petróleo operam em forte baixa, em meio a temores sobre demanda mais fraca pela commodity. Nesse cenário, as bolsas da Europa sobem, os índices futuros das bolsas de Nova York operam mistos, os juros dos Treasuries seguem em alta e o dólar também sobe.
Hoje serão monitoradas declarações do presidente do Banco da Inglaterra, enquanto Christine
Lagarde, do Banco Central Europeu, e vários dirigentes do Federal Reserve falam nos próximos dias. A última semana de março traz indicadores importantes também, como Caged, Pnad Contínua e IGP-M no Brasil, e inflação pelo PCE e relatório de empregos (payroll) nos Estados Unidos.
Aqui no Brasil, a queda do petróleo deve pesar na Bolsa e no mercado de câmbio neste momento em que os dirigentes do Fed têm adotado um tom cada vez mais agressivo para alta de juros, enquanto no Brasil o presidente do Banco Central tem reiterado que o ciclo de aperto monetário vai terminar em maio, com a Selic a 12,75% ao ano, embora afirme que o Copom poderá rever o cenário e continuar subindo os juros em junho, em caso de escalada da guerra na Ucrânia.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Agenda econômica 28/03
Brasil: A pesquisa Focus, o INCC-M de março e dados de transações correntes estão previstos nesta segundafeira. O Caged de fevereiro sai na terça-feira; o IGP-M de março e dados do governo central de fevereiro, na quarta-feira; a taxa de desemprego da PNAD Contínua e o resultado do setor público consolidado, ambos de fevereiro, na quinta-feira. Dados de arrecadação federal podem ser divulgados também.
EUA: A terceira leitura do PIB dos EUA do 4º trimestre sai na quarta-feira, o índice de gastos com consumo (PCE) de fevereiro, na quinta-feira; e o relatório de empregos (payroll) de março e o PMI, na sexta-feira.
Europa: O PMI da zona do euro e da Alemanha saem na sexta-feira.
Publicidade
China: O PMI chinês sai na quinta-feira.