Hoje serão monitoradas declarações do presidente do Banco da Inglaterra, enquanto Christine
Lagarde, do Banco Central Europeu, e vários dirigentes do Federal Reserve falam nos próximos dias. A última semana de março traz indicadores importantes também, como Caged, Pnad Contínua e IGP-M no Brasil, e inflação pelo PCE e relatório de empregos (payroll) nos Estados Unidos.
Aqui no Brasil, a queda do petróleo deve pesar na Bolsa e no mercado de câmbio neste momento em que os dirigentes do Fed têm adotado um tom cada vez mais agressivo para alta de juros, enquanto no Brasil o presidente do Banco Central tem reiterado que o ciclo de aperto monetário vai terminar em maio, com a Selic a 12,75% ao ano, embora afirme que o Copom poderá rever o cenário e continuar subindo os juros em junho, em caso de escalada da guerra na Ucrânia.
Agenda econômica 28/03
Brasil: A pesquisa Focus, o INCC-M de março e dados de transações correntes estão previstos nesta segundafeira. O Caged de fevereiro sai na terça-feira; o IGP-M de março e dados do governo central de fevereiro, na quarta-feira; a taxa de desemprego da PNAD Contínua e o resultado do setor público consolidado, ambos de fevereiro, na quinta-feira. Dados de arrecadação federal podem ser divulgados também.
EUA: A terceira leitura do PIB dos EUA do 4º trimestre sai na quarta-feira, o índice de gastos com consumo (PCE) de fevereiro, na quinta-feira; e o relatório de empregos (payroll) de março e o PMI, na sexta-feira.
Europa: O PMI da zona do euro e da Alemanha saem na sexta-feira.
China: O PMI chinês sai na quinta-feira.