• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham em alta moderada, atentas a dados, Fed e Ucrânia

O índice Stoxx 600 encerrou com ganho de 0,11%, a 453,55 pontos, em queda de 0,23% na semana

Por Estadão Conteúdo

25/03/2022 | 14:35 Atualização: 25/03/2022 | 14:29

Foto: REUTERS/Ralph Orlowski
Foto: REUTERS/Ralph Orlowski

As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em alta nesta sexta-feira, embora com ímpeto limitado. Durante a sessão, investidores repercutiram indicadores econômicos e perspectivas para a política monetária, além dos desdobramentos da guerra na Ucrânia.

Leia mais:
  • Bitcoin hoje: BlackRock e sugestão da Rússia puxam alta das criptos
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O índice Stoxx 600 encerrou com ganho de 0,11%, a 453,55 pontos, em queda de 0,23% na semana.

“Os mercados estão tentando precificar algo que é basicamente impossível de precificar, pois parte do que está acontecendo no mundo depende do pensamento de Vladimir Putin, presidente da Rússia, que ninguém sabe”, explicou o diretor de investimentos da Kleinwort Hambros, Fahad Kamal.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Casa Branca e a Comissão Europeia anunciaram hoje um plano conjunto para reduzir à dependência dos países europeus das fontes de energia russas, como parte da resposta à invasão da Ucrânia. O acordo incluirá o aumento do fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) à região em até 15 bilhões de metros cúbicos ainda este ano.

Em viagem ao continente europeu, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu ontem a expulsão da Rússia do G20. Na Polônia, o democrata disse que deve impor mais sanções contra Moscou e lembrou as punições adotadas até o momento.

Sobre as negociações de paz, o porta-voz do Kremlin afirmou que gostaria que as conversas tivessem mais substância. Já o Banco da Rússia anunciou que comprará ouro de instituições de crédito do país a partir de segunda-feira, em uma tentativa de equilibrar a oferta e demanda.

Com esses desdobramentos no radar, o índice Moex Rússia, da Bolsa de Moscou, encerrou o pregão em baixa de 3,66%, a 2.484,13 pontos, no segundo dia de operação parcial do mercado acionário, após ter ficado cerca de um mês fechado. Ontem, a referência tinha subido mais de 4%.

Publicidade

Em outras praças, houve especial foco para dados econômicos. No Reino Unido, as vendas no varejo caíram 0,3% em fevereiro ante janeiro, bem menos do que o esperavam analistas. Com isso, o índice FTSE 100, da bolsa de Londres, avançou 0,21%, a 7.483,35 pontos, em alta de 1,06% na semana.

Em Frankfurt, o DAX ganhou 0,22%, a 14.305,76 pontos, mas recuou 0,74% no acumulado semanal. Segundo revelou hoje o instituto Ifo, o índice de sentimento das empresas da Alemanha caiu de 98,5 pontos em fevereiro para 90,8 pontos em março, atingindo o menor nível em 14 meses.

Já o Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha cresceu 2,2% no quarto trimestre de 2021 ante o terceiro. Por lá, o Ibex 35, referência em Madri, subiu 0,31%, a 8.330,60 pontos, com queda de 1,03% ante a sexta-feira da semana passada, de acordo com cotação preliminar.

Ao longo da sessão, operadores acompanharam comentários de dirigentes de bancos centrais. O presidente da distrital de Nova York do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), John Williams, por exemplo, não quis descartar a possibilidade de a instituição aumentar juros em 50 pontos-base em qualquer uma das próximas reuniões.

Publicidade

Nesse ambiente, o FTSE MIB, de Milão, aumentou 0,64% hoje e 1,39% na semana, a 24.558,74 pontos. O papel da Telecom Italia, controladora da TIM Brasil, subiu 1,81%, após relatos de que o fundo de private equity KKR está interessado em assumir o controle da empresa.

O parisiense CAC 40, por outro lado, baixou 0,03%, a 6.553,68 pontos, numa queda de 1,01% na semana. Já o PSI 20, da Bolsa de Lisboa, teve valorização diária de 0,80% e semanal de 2,75%, a 5.849,12 pontos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Bolsas Europeias
  • Federal Reserve System (Fed)
  • Guerra
  • Stoxx 600
Cotações
11/02/2026 11h54 (delay 15min)
Câmbio
11/02/2026 11h54 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Lucro da BB Seguridade cresce, mas não anima; Genial rebaixa recomendação e Citi e BBA projetam 2026 desafiador

  • 3

    Pátria conclui compra da RBR e muda a gestão de FIIs; XP avalia impactos para os cotistas

  • 4

    "Investidor institucional segura interesse em cripto", diz head global da Coinbase

  • 5

    Resultados de Suzano e Klabin no 4T25 devem decepcionar no curto prazo, mas analistas veem forte valorização

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 5 pontos facultativos no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
5 pontos facultativos no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o 4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Logo E-Investidor
Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Logo E-Investidor
Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Imagem principal sobre o INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Logo E-Investidor
INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Últimas: Tempo Real
“Vemos abertura de janela de IPOs no Brasil neste primeiro semestre”, diz presidente do Citi
Tempo Real
“Vemos abertura de janela de IPOs no Brasil neste primeiro semestre”, diz presidente do Citi

Após os IPOs de PicPay e Agibank nos EUA, presidente do Citi Brasil vê forte apetite de investidores por empresas brasileiras e aposta em janela concentrada no 1º semestre, antes da volatilidade eleitoral

11/02/2026 | 11h17 | Por André Marinho e Altamiro Silva Junior
Dólar hoje recua com investidores à espera do payroll e pesquisa para eleições 2026
Tempo Real
Dólar hoje recua com investidores à espera do payroll e pesquisa para eleições 2026

Relatório de empregos é considerado peça-chave para as decisões do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA

11/02/2026 | 09h30 | Por Daniel Rocha
Ibovespa futuro sobe 0,30% com agenda intensa no radar; payroll, pesquisa eleitoral e dados de preços ao produtor movimentam mercados
Tempo Real
Ibovespa futuro sobe 0,30% com agenda intensa no radar; payroll, pesquisa eleitoral e dados de preços ao produtor movimentam mercados

Investidores acompanham CEO Conference do BTG, IPP, pesquisa Genial/Quaest e balanços de Petrobras, Suzano e Banco do Brasil, enquanto EUA divulgam relatório de emprego

11/02/2026 | 09h15 | Por Manuela Miniguini
Dow Jones hoje e mais bolsas de NY sobem com dados do payroll; dólar avança e mercado aguarda sinal do Fed
Tempo Real
Dow Jones hoje e mais bolsas de NY sobem com dados do payroll; dólar avança e mercado aguarda sinal do Fed

Investidores aguardam relatório de emprego dos EUA e falas de dirigentes do banco central americano, enquanto Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq operam em alta moderada no pré-mercado

11/02/2026 | 07h30 | Por Manuela Miniguini

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador