A empresária Luiza Trajano utilizou o Instagram para alertar que golpistas estão utilizando a sua foto para aplicar golpes através do Whatsapp. “Pegaram uma foto minha e estão se passando por mim no WhatsApp, pedindo dinheiro. Por favor, não mandem e não cliquem em nada. É fraude”, diz a publicação pela presidente do conselho de administração da rede de lojas Magazine Luiza nesta terça-feira (13).
Ver essa foto no Instagram
Leia também
O aplicativo de mensagens tem sido muito utilizado por golpistas para enganar familiares e amigos de vítimas.
Como mostrou o Estadão, no golpe do perfil falso no WhatsApp, os golpistas criam uma conta no aplicativo e assumem a identidade de uma pessoa através do nome e foto.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Depois, enviam mensagens a seus amigos e familiares alegando afirmando que trocou de número. Se a vítima acredita, o golpista pede transferência urgente, normalmente sob a justificativa de que foi assaltado.
Nesse caso, uma dica é observar aspectos como a forma que o interlocutor escreve, pedir ligação por voz para ver qual será a reação e, se uma transação bancária for solicitada, estender o assunto. Desse modo, pode-se inclusive ganhar tempo para acionar outras pessoas e tentar falar com a vítima da conta falsa por meio do número original.