Por Thaís Barcellos e Eduardo Rodrigues – O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, afirmou há pouco que o momento atual é difícil para a economia global com uma perspectiva de desaceleração do crescimento global em meio à inflação alta e que pode ser necessário uma recessão para o controle de nível de preços.
Leia também
“Não é fácil navegar nesse processo. Os próximos cinco anos serão complicados, com tomadas de decisões difíceis. Mercado precisará navegar sem boia de salvação por um tempo”, disse.
Apesar disso, o diretor do BC afirmou que os bancos centrais estão focados em trazer a inflação para a meta. “Para nós isso é importante. Com a inflação em dólares a 8%, nada funciona direito. Acredito nessa virada do processo, que vai ser doloroso.”
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em relação à economia chinesa, Serra disse que é necessário “limpar feridas” e o mercado imobiliário precisando desinflar, com crescimento menor. “China que foi grande motor do crescimento global também precisa limpar feridas”, disse, citando que é momento no mundo de reduzir excessos da pandemia.