De acordo com as notícias mais recentes, os Sauditas estariam prontos para bombear mais petróleo bruto, caso as sanções impostas à Rússia comprometam a oferta da matéria-prima, o que poderia reduzir um impacto econômico mais pronunciado no velho continente. Além disso, antes do relatório de emprego mais esperado dos Estados Unidos, o payroll, que será divulgado amanhã, as atenções continuam sendo depositadas nos discursos dos dirigentes do Federal Reserve, assim como nos dados do relatório ADP, que mostra a criação de emprego no setor privado norteamericano.
Aqui no Brasil, os investidores monitoram o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, enquanto o dólar mais fraco no exterior e o sinal positivo nos mercados internacionais sugerem maior fôlego para o Ibovespa, ao menos no início das negociações. A notícia de que o Senado aprovou o projeto para usar o valor de tributos recolhidos a mais pelas distribuidoras para abater na conta de luz, ainda que possa sofrer alterações na Câmara, sugere uma menor pressão de preços e algum alívio nas taxas de juros futuras hoje também.
Agenda econômica 02/06
Brasil: Destaque para a divulgação dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2022 (9h), cujas expectativas sugerem que a economia brasileira deve ter crescido 1,2% no período, após um avanço de 0,5% no 4º trimestre de 2021. O Tesouro faz leilão de LTN e NTN-F (11h).
EUA: Saem o relatório ADP de criação de emprego no setor privado (9h15), os pedidos semanais de auxílio-desemprego (9h30), as encomendas à indústria (11h) e os estoques de petróleo pelo Departamento de Energia (12h). Duas dirigentes do Federal Reserve discursam hoje: a vice-presidente Lael Brainard (11h) e Loretta Mester, de Cleveland (14h).