• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

A montanha russa da guerra no leste europeu

O sucesso russo na Ucrânia é cada vez mais inatingível, pela falta de noção sobre os desejos de Vladimir Putin

Por Thiago de Aragão

08/06/2022 | 15:09 Atualização: 08/06/2022 | 15:09

Receba esta Coluna no seu e-mail
Vista de unidade de reparo de veículos danificada por ataque de mísseis russos em Kiev, na Ucrânia. Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko
Vista de unidade de reparo de veículos danificada por ataque de mísseis russos em Kiev, na Ucrânia. Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko

Após mais de 100 dias de guerra, a Rússia vem demonstrando que não existe objetivo além de uma vitória sobre a Ucrânia. Esta ideia hoje é perceptível para toda a comunidade internacional, governos europeus e cidadãos russos.

Leia mais:
  • Por que a guerra contra a Ucrânia eleva lucros da Rússia
  • Por que os países aplicam sanções financeiras para barrar a Rússia
  • Ideologia flexível: esquerda, direita e a admiração por Putin
Cotações
04/11/2025 15h23 (delay 15min)
Câmbio
04/11/2025 15h23 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As forças ucranianas vêm conseguindo se defender bravamente, muito graças aos armamentos oferecidos por países membros da OTAN. No entanto, como o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou esta semana, a ajuda militar é suficiente para se defender, mas não para contra-atacar.

Batendo na mesma tecla há meses, Zelensky insiste em ter armas que gerem uma equivalência à superior capacidade militar russa. Caças são a necessidade primordial, já que sem o controle aéreo dificilmente um exército consegue organizar um contra-ataque eficiente.

Publicidade

A resposta – desde o início orquestrada pelos EUA e aliados europeus contra a Rússia – gira em torno de sanções. Essas possuem um efeito temporário, para logo o choque inicial causado perder a força à medida que o governo russo se adapta para conter e compensar as perdas financeiras.

Para Vladimir Putin, o sucesso na Ucrânia, e, consequentemente, o agregado à sua imagem doméstica, é maior do que qualquer impacto econômico negativo que as sanções possam causar. O próprio Zelensky segue um discurso na linha de que as sanções demonstraram que não são suficientes e hoje possuem um efeito bastante limitado na contenção de novos avanços russos.

A guerra na Ucrânia nos revelou muito sobre o exército e o processo de tomada de decisão na Rússia. Primeiramente, a aura de invencibilidade e poderio superior russo caiu por terra. Apesar de ser uma das forças mais poderosas do planeta, a Rússia demonstrou uma fragilidade estratégica, logística e de equipamentos que nem a inteligência ocidental esperava.

Essa debilidade do exército russo é uma das razões pelas quais o presidente ucraniano pressiona tanto por mais equipamentos. Ele está enxergando uma possibilidade de vitória que era impensável no início da guerra. Com equipamentos mais robustos, o objetivo único, que Zelensky afirma desde o início – conquistar todos os territórios perdidos e garantir a integridade territorial ucraniana – teria chance de ser alcançado.

Publicidade

A Rússia ainda consegue gerar ameaças, apesar das debilidades mostradas, que afugentam o ímpeto de ajudas mais robustas por parte da OTAN. O medo de se envolver dentro dos parâmetros interpretativos russos faz com que os EUA e outros aliados ajudem os ucranianos, embora conservando o receio de exagerar.

Mesmo sabendo que a Rússia não tem capacidade militar de sustentar um ataque contra a Finlândia, em um momento em que sofre na Ucrânia, a OTAN ainda navega no campo da incerteza, dada a imprevisibilidade mostrada por Putin no processo de tomada de decisões. Assim, as ameaças russas de uma guerra generalizada garantem a manutenção de uma guerra focalizada.

O embate entre um exército mais forte, russo, que não é forte o suficiente para conquistar tudo o que almeja, contra um exército ucraniano, forte o suficiente para se defender mas não para conquistar territórios, faz com que a guerra se arraste sem solução aparente a curto prazo.

A ameaça da Finlândia de escalar a guerra para o uso de armas nucleares táticas vem sendo uma estratégia eficaz pelo lado russo. Obviamente, podem ser ameaças baseadas em desespero, mas o efeito de contenção contra uma ajuda mais robusta da OTAN vem ocorrendo.

Publicidade

A cada dia de duração dessa guerra, mais o mundo sofre as implicações da alta dos combustíveis, da inflação e da imprevisibilidade. Entretanto, tudo isso não chega perto ao que os ucranianos estão sofrendo. O sucesso russo poderia representar uma injeção de confiança para ações contra a Moldávia e a Geórgia, alvos infinitamente mais fáceis do que a Ucrânia.

Por outro lado, o sucesso russo está cada vez mais inatingível, dada a falta de noção sobre o que Putin realmente deseja. Garantir a soberania dos territórios separatistas, agregar mais terra a esses territórios, garantir a península da Crimeia sob controle russo e a troca de governo em Kiev não são objetivos simples. Zelensky não aceita uma negociação em que ele (e o povo ucraniano) saiam com território perdido. Putin não aceitará um acordo onde o resultado final seja parecido com o que já existia originalmente.

Os russos voltaram a atacar Kiev nos últimos dias. Pode ser mais uma estratégia no sentido de abalar a moral ucraniana e forçar o governo de Zelensky a cogitar um acordo. A exaustão parece ser a arma mais letal que os russos possuem no momento, só que a exaustão afeta os dois lados.

Uma observação quanto ao Brasil nesse contexto: este ano estamos garantidos em relação ao fornecimento de fertilizantes. Para o próximo, a situação deve mudar, pois o acesso a esses fertilizantes será mais difícil, nos colocando em uma situação de dependência maior da China, já que grande parte dos fertilizantes russos, que não estão sendo vendidos abertamente no mundo, está sendo comprados pelos chineses.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • EUA
  • Guerra
  • Inflação
  • Rússia

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Crises de Braskem (BRKM5) e Ambipar (AMBP3) fazem bonds brasileiros derreterem até 70%; entenda o risco e quem é afetado

  • 2

    Trabalho remoto funciona, diz pesquisa: 83% das empresas relatam alta produtividade e a maioria sem monitorar funcionários

  • 3

    Carteiras de dividendos de novembro mantêm foco em bancos e energia

  • 4

    Documento contradiz Ambipar sobre culpa de ex-CFO no processo de recuperação judicial

  • 5

    Lucro líquido ajustado da Embraer tomba 76,4% no terceiro tri deste ano; veja os detalhes

Publicidade

Quer ler as Colunas de Thiago de Aragão em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quais são os feriados nacionais de novembro de 2025?
Logo E-Investidor
Quais são os feriados nacionais de novembro de 2025?
Imagem principal sobre o INSS: além do idoso titular, quem mais pode sacar benefício dos aposentados?
Logo E-Investidor
INSS: além do idoso titular, quem mais pode sacar benefício dos aposentados?
Imagem principal sobre o Quando começa a Black Friday de 2025? Veja data
Logo E-Investidor
Quando começa a Black Friday de 2025? Veja data
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do Phishing
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do Phishing
Imagem principal sobre o Loteria Federal: quais são as chances de ganhar no Especial de Natal?
Logo E-Investidor
Loteria Federal: quais são as chances de ganhar no Especial de Natal?
Imagem principal sobre o Qual o retorno de investir o FGTS na renda fixa?
Logo E-Investidor
Qual o retorno de investir o FGTS na renda fixa?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: aumento de renda faz família deixarem o programa
Logo E-Investidor
Bolsa Família: aumento de renda faz família deixarem o programa
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do falso pagamento
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do falso pagamento
Últimas: Colunas
IRPF mínimo? A conta que sempre sobra para os mesmos contribuintes
Samir Choaib
IRPF mínimo? A conta que sempre sobra para os mesmos contribuintes

O discurso de “fazer os ricos pagarem mais” ignora que a maior parte da arrecadação já vem do topo da pirâmide formal

02/11/2025 | 12h00 | Por Samir Choaib
O sistema cria o vício e depois pergunta de quem é a culpa
Ana Paula Hornos
O sistema cria o vício e depois pergunta de quem é a culpa

A pressão emocional sobre jovens e crianças em um sistema que lucra com a vulnerabilidade e culpabilização das vítimas

01/11/2025 | 12h00 | Por Ana Paula Hornos
Em Portugal, o Douro é o novo destino para quem busca luxo com alma
Valéria Bretas
Em Portugal, o Douro é o novo destino para quem busca luxo com alma

O roteiro começa no Porto, com uma parada estratégica para comer, andar pela Ribeira, dormir com conforto e embarcar na viagem de trem mais bonita do país até a quinta de Ventozelo

31/10/2025 | 14h05 | Por Valéria Bretas
Como ter uma casa, um carro, uma moto e dinheiro investido ganhando R$ 2.800
Fabrizio Gueratto
Como ter uma casa, um carro, uma moto e dinheiro investido ganhando R$ 2.800

A verdadeira liberdade financeira nasce do comportamento, da disciplina de gastar menos, da paciência de investir e da coragem de adiar o prazer imediato

30/10/2025 | 19h45 | Por Fabrizio Gueratto

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador