Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: vendas no varejo entram no radar dos investidores

Abertura de Mercado: vendas no varejo entram no radar dos investidores
Corretores na B3 09/03/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

A sessão desta sexta-feira começa com os índices futuros das bolsas de Nova York operando voláteis, embora com um viés ligeiramente mais negativo, refletindo a espera dos investidores pela divulgação do CPI nos Estados Unidos, o dado de inflação ao consumidor por lá e um importante balizador para a decisão de política monetária do Fed, na próxima semana.

Na Europa, a maioria dos índices acionários recuam mais de 1%, dando sequência às perdas de ontem, embora sem um catalisador em específico, sugerindo ainda uma correção após as mensagens do BCE em sua decisão. No mercado de moedas, o DXY (que mede o desempenho do dólar frente a outras seis divisas principais) sobe mais de 1% nesta manhã, chancelando o ambiente de maior procura por proteção.

Entre as commodities, os contratos futuros de petróleo passaram a subir, após terem caírem mais cedo. No Brasil, os dados sobre o desempenho das vendas no varejo, possivelmente mostrando a quarta alta consecutiva, devem ser os maiores contribuintes para o direcionamento dos negócios, ainda que a aversão ao risco externa deva limitar uma recuperação mais acentuada do Ibovespa após cinco pregões consecutivos em queda.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Agenda econômica 10/06

Brasil: O principal destaque fica para as vendas no varejo (9h), que deve desacelerar para uma alta de 0,3% em abril, após alta de 1% em março, segundo mediana das estimavas de mercado. Mais cedo, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou a primeira prévia do IGP-M para o mês de junho (8h), mostrando uma alta de 0,39% e acelerando em relação aos 0,23% da prévia de maio.

EUA: Para o dado de inflação, o mercado projeta que o indicador deve acelerar 0,7% em maio, de 0,3% em abril, o que depois do payroll mais forte, pode corroborar com a percepção de mais altas de juros pelo Federal Reserve (Fed). Ainda teremos o índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan (11h) e a continuação da Cúpula das Américas.

Europa: Na Alemanha, a presidente do BCE, Christine Lagarde, fará um discurso (10h45).
China: O índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 2,1% na comparação anual de maio, repetindo o aumento de 2,1% apurado em abril, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS), um resultado 0,1 ponto porcentual abaixo do projetado. Na comparação mensal, por sua vez, o CPI caiu 0,2% em maio.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>