Por Gabriel Bueno da Costa – Os mercados acionários da Europa abriram com ganhos, recuperando-se em parte das perdas de ontem. Nas primeiras horas do dia, porém, mostraram volatilidade e perderam fôlego, em quadro agora majoritariamente negativo, diante da perspectiva de altas de juros ainda no radar e em meio à publicação de indicadores.
Leia também
Às 6h45 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 0,48%, a 410,56 pontos. O início da terça-feira foi mais positivo, com ganhos nas bolsas após as quedas ontem vistas na Europa e também em Nova York. O quadro, contudo, continua a ser de foco na expectativa por altas nos juros, o que tende a pressionar as ações.
Na agenda de indicadores, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha subiu 7,9% em maio, na comparação anual, como previsto. Ainda no país, o índice ZEW de expectativas econômicas subiu a -28,0 para junho, mas ficou abaixo da expectativa de -26,3 dos analistas. Ao analisar o ZEW, a Capital Economics diz que o sentimento dos investidores no país ainda aponta para uma recessão.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A inflação elevada continua a apoiar apostas de aperto monetário. Em entrevista ao Le Monde, Klaas Knot, dirigente do Banco Central Europeu (BCE), destacou o problema com os preços e disse que, no quadro atual, defenderia inclusive uma alta de mais de 25 pontos-base nos juros na próxima reunião do banco central.
Às 6h54 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,26%, Frankfurt recuava 0,40% e Paris tinha baixa de 0,83%. Milão operava em queda de 0,85%, mas Lisboa subia 0,52%. No câmbio, o euro avançava a US$ 1,0442 e a libra tinha baixa a US$ 1,2124, praticamente estável.