Publicidade

Mercado

Abertura de mercado: bolsas iniciam o dia em clima de recuperação

Abertura de mercado: bolsas iniciam o dia em clima de recuperação
B3 19/10/2021 REUTERS/Amanda Perobelli

As bolsas europeias sobem nesta manhã (21) estendendo a recuperação de ontem, depois de acumularem fortes perdas na semana passada em meio a preocupações de que a persistência da inflação alta e o consequente aperto monetário prejudiquem a economia global. Os índices futuros das bolsas de Nova York também operam em alta de mais de 1%, sugerindo que os mercados à vista podem se recuperar de forma mais consistente no pregão desta terça-feira. No Brasil, o destaque fica por conta da Ata do Copom, após a elevação da Selic de 12,75% para 13,25% na semana passada.

O dólar opera mais fraco ante a maioria das divisas, com o índice DXY em queda. Já os contratos futuros do petróleo operam em alta, refletindo o aperto da oferta da commodity. Ainda no exterior, ficam no radar ainda discursos do presidente regional do banco central-norte-americano, o Fed, Thomas Barkin.

O mercado ficará atento a qualquer pista sobre o fim do ciclo de aperto monetário, o que pode mexer na curva de juros. A força dos futuros de Nova York e a alta do petróleo devem ajudar o Ibovespa, enquanto o dólar mais fraco no exterior pode ser benéfico para o real.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Ibovespa ensaia um movimento de reação a partir do suporte respeitado na linha dos 100.000 pontos e, com algumas “blue chips” já emitindo sinais de reversão no pregão de ontem, o índice pode retomar sua força compradora nos próximos dias para tentar a primeira resistência que ficou marcada aos 103.000 pontos. Do lado inferior, esta formação positiva de curto prazo seria anulada em caso de perda definitiva dos 98.500 pontos.

Agenda econômica 21/06

Brasil: A agenda desta terça-feira traz a publicação da ata do Copom. O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, participa de audiência na Câmara sobre Petrobras e preços dos combustíveis (9h). E o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, participam da abertura de evento sobre o ingresso do Brasil na OCDE (14h). O Tesouro faz leilão de NTN-B e LFT (11h).

EUA: Destaque a discursos do presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin (12h e 16h30). Além disso, saem as leituras de maio para o índice nacional de atividade, medido pelo Fed Chicago (9h30), e as vendas de moradias usadas (11h).

Ásia: O Banco do Japão (BoJ) publica a ata da reunião de política monetária.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>