Publicidade

Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa segue abaixo dos 100 mil pontos

Mercado Intraday: Ibovespa segue abaixo dos 100 mil pontos
Operador trabalha em frente a telão na Bolsa de Valores de Nova York, EUA 16/06/2022 REUTERS/Brendan McDermid

Nesta quinta-feira (30), prevalece o temor de uma recessão global nos mercados e com isso as bolsas da Europa fecharam em queda, encerrando o pior trimestre desde o começo de 2020, em meio a indicadores mistos no dia e com ações do setor de energia sob pressão diante da queda do petróleo. Nos Estados Unidos, o indicador de inflação predileto do Federal Reserve (banco central do país) subiu 0,6% em maio ante abril, e a renda pessoal avançou 0,5% no período, mais que o esperado (0,4%). No entanto, o núcleo da inflação PCE avançou 0,3% em maio ante abril, abaixo da previsão do mercado. De todo modo, o nível anual ainda é elevado, sem forças para reverter a tendência de baixa das bolsas americanas.

Os contratos futuros de petróleo ampliavam perdas, após mais cedo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) decidir manter o plano de aumentar a produção da commodity em 648 mil barris por dia (bpd) em agosto, segundo informou comunicado divulgado após conferência ministerial do grupo hoje.

Aqui no Brasil, o Ibovespa acompanha o mau humor externo, com queda de 0,75% aos 98.805 pontos próximo das 14h30. Nem mesmo dados da economia chinesa indicando expansão e a taxa de desemprego, que caiu abaixo de dois dígitos, animam os investidores. Os investidores ainda ficarão de olho em sessão no Senado para votar a proposta da PEC dos Combustíveis, que concede uma série de benefícios sociais, hoje a partir das 16 horas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No mercado de câmbio, o dólar desacelerou o ritmo de alta, em meio ao aprofundamento das perdas da moeda americana frente a divisas fortes, com o índice DXY operando perto das mínimas. O dólar também diminuiu o ímpeto em relação a divisas emergentes. Às 14h23, o dólar à vista era negociado a R$ 5,19, próximo da estabilidade.

Dentre as ações, destaque para Fleury ON, que subia mais de 15%, após a notícia de que assinou um acordo de fusão com a Hermes Pardini. Do lado negativo, seguindo pares no exterior e a nova baixa do minério de ferro na China, as ações de mineradoras e siderúrgicas caem em bloco.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>