• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Ibovespa começa julho abaixo dos 98 mil pontos

Às 11:13, o Ibovespa caía 0,63%, a 97.916,44 pontos

Por Reuters

01/07/2022 | 12:04 Atualização: 01/07/2022 | 12:07

O Ibovespa fechou o pregão de terça-feira (26) na maior série de quedas em seis anos. Foto: Envato Elements.
O Ibovespa fechou o pregão de terça-feira (26) na maior série de quedas em seis anos. Foto: Envato Elements.

O Ibovespa renovou mínimas desde novembro de 2020 nesta sexta-feira, ainda enfraquecido pelas preocupações com o risco de uma recessão econômica global, além dos receios com o cenário fiscal no Brasil, que derrubaram o Ibovespa em junho.

Leia mais:
  • Ações de empresas de chip caem após Micron sinalizar demanda fraca
  • S&P 500 registra sua maior queda no primeiro semestre desde 1970
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Às 11:13, o Ibovespa caía 0,63%, a 97.916,44 pontos. Na mínima, chegou a 97.584,62 pontos, menor patamar intradia desde 4 de novembro de 2020. O volume financeiro somava 4,5 bilhões de reais.

Na quinta-feira, o Ibovespa caiu 1,08%, a 98.541,95 pontos, acumulando uma queda de 11,5% em junho, pior performance desde março de 2020, quando foi duramente afetado pelo alastramento da pandemia pelo Brasil.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A inflação e os aumentos das taxas de juros continuam a pesar negativamente na percepção de risco dos investidores”, afirmou a equipe da XP Investimentos.

Eles destacaram que as pressões inflacionárias continuam aumentando, levando BCs a adotar uma política monetária agressiva de aperto e exacerbando os temores de uma desaceleração econômica global.

“Apesar da mudança de semestre, o sentimento global permanece sombrio”, afirmaram, citando ainda a guerra na Ucrânia, que não mostra sinais de que chegará ao fim no curto prazo.

No exterior, Wall Street mostra certa hesitação, com o S&P 500 recuando 0,29%. Entre as commodities, o petróleo avançava, mas o minério de ferro na China fechou em queda.

Publicidade

Investidores também estão atentos aos riscos fiscais domésticos, principalmente após a aprovação pelo Senado na véspera de PEC que cria novos benefícios, com um impacto de cerca de 40 bilhões de reais nas contas públicas.

As discussões sobre corte de impostos, subsídios a combustíveis, verbas emergenciais mais elevadas e outras medidas para aliviar os efeitos da inflação na população de baixa renda estão, segundo o BTG Pactual, aumentando a percepção de risco.

A equipe de estratégia do banco também destacou, em relatório com as recomendações para o mês, que tais medidas também têm adicionado incertezas sobre mudanças na atual âncora fiscal pelo próximo governo.

Destaques

– VALE ON recuava 2%, uma vez que os preços do minério de ferro caíram nesta sexta-feira na Ásia, com o risco de forte desaceleração econômica global alimentando temores de queda na demanda por commodities, apesar dos sinais de uma recuperação na atividade manufatureira na China.

– MARFRIG ON subia 4,5%, com o setor de proteínas na ponta positiva. BRF ON avançava 4,7%, MINERVA ON tinha alta de 3% e JBS ON mostrava acréscimo de 1,2%.

Publicidade

– FLEURY ON caía 3,4%, em sessão de ajustes, após disparar 16% na véspera, na esteira de anúncio da aquisição do Instituto Hermes Pardini. No setor de saúde, REDE D’OR ON recuava 3,6%.

– AMERICANAS ON perdia 3,2%, com varejistas ainda do lado negativo do Ibovespa, dado o cenário de inflação elevada no país e perspectivas de que os juros no país fiquem em níveis elevados por mais tempo. MAGAZINE LUIZA ON caía 2,1% e VIA ON cedia 0,5%.

– PETROBRAS PN mostrava declínio de 0,75%, revertendo os ganhos apurados mais cedo, quando chegou a subir 1,4%, a 28,32 reais, em mais uma sessão de alta dos preços do petróleo no mercado internacional.

– ITAÚ UNIBANCO PN caía 0,8% e BRADESCO PN recuava 0,7%.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • itub4
Cotações
10/02/2026 8h39 (delay 15min)
Câmbio
10/02/2026 8h39 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Violência patrimonial e financeira contra Idosos: como identificar abusos e proteger a autonomia na velhice

  • 3

    Filho de Warren Buffett só descobriu que o pai era bilionário depois dos 20 anos

  • 4

    Pátria conclui compra da RBR e muda a gestão de FIIs; XP avalia impactos para os cotistas

  • 5

    “Investidores institucionais continuam interessados em cripto”, diz head global da Coinbase

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Logo E-Investidor
FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Imagem principal sobre o FGTS Digital: como funciona a assinatura de documentos no sistema?
Logo E-Investidor
FGTS Digital: como funciona a assinatura de documentos no sistema?
Imagem principal sobre o FGTS Digital: passo a passo prático para acessar a plataforma
Logo E-Investidor
FGTS Digital: passo a passo prático para acessar a plataforma
Imagem principal sobre o Bolsa Família 2026: como saber se fui aprovado no programa?
Logo E-Investidor
Bolsa Família 2026: como saber se fui aprovado no programa?
Imagem principal sobre o Calendário 2026 do Abono Salarial PIS/PASEP
Logo E-Investidor
Calendário 2026 do Abono Salarial PIS/PASEP
Imagem principal sobre o Bolsa Família 2026: veja o calendário de pagamento do mês de fevereiro
Logo E-Investidor
Bolsa Família 2026: veja o calendário de pagamento do mês de fevereiro
Imagem principal sobre o Aposentados INSS: veja calendário de fevereiro 2026 para quem recebe acima do salário mínimo
Logo E-Investidor
Aposentados INSS: veja calendário de fevereiro 2026 para quem recebe acima do salário mínimo
Imagem principal sobre o FGTS Digital: o que é e para que serve?
Logo E-Investidor
FGTS Digital: o que é e para que serve?
Últimas: Tempo Real
Dow Jones futuro e demais bolsas de NY mostram cautela antes de dados de vendas do varejo e payroll nos EUA
Tempo Real
Dow Jones futuro e demais bolsas de NY mostram cautela antes de dados de vendas do varejo e payroll nos EUA

Juros dos Treasuries recuam e o dólar mostra movimentos mistos no exterior

10/02/2026 | 07h26 | Por Manuela Miniguini
Bolsas da Ásia fecham em alta com renovação de recorde em Tóquio
Tempo Real
Bolsas da Ásia fecham em alta com renovação de recorde em Tóquio

Vitória eleitoral no Japão impulsionou Nikkei e animou os mercados asiáticos

10/02/2026 | 06h55 | Por Redação
Vendas no varejo, ADP e inflação na China fazem da terça-feira o dia mais carregado da semana
Tempo Real
Vendas no varejo, ADP e inflação na China fazem da terça-feira o dia mais carregado da semana

Agenda reúne leilões de títulos, dados-chave de inflação, consumo e emprego nos EUA, além de indicadores relevantes da China

10/02/2026 | 04h30 | Por Isabela Ortiz
BB Seguridade (BBSE3): resultado financeiro foi de R$ 577,3 mi no 4T25, alta de 80,9% em um ano
Tempo Real
BB Seguridade (BBSE3): resultado financeiro foi de R$ 577,3 mi no 4T25, alta de 80,9% em um ano

A alta da Taxa Selic e a redução do custo do passivo da Brasilprev acompanharam o desempenho da companhia no trimestre

09/02/2026 | 20h35 | Por André Marinho

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador