Em um cenário onde as principais bolsas europeias operaram no vermelho e os índices acionários de Nova York oscilavam sem um viés único, os negócios domésticos perderam a referência externa – embora o Ibovespa tenha se recuperado das mínimas do dia. Às 13h30, o Ibovespa tinha leve queda de 0,10%, aos 98.159 pontos e giro financeiro projetado de R$ 22,7 bilhões para a sessão. No mercado de câmbio, o dólar avançava 0,23% no mesmo horário, a R$ 5,43, enquanto os principais vértices da curva de juros futuros recuavam em reação às declarações do Ministro das Minas e Energia.
De acordo com Adolfo Sachsida, a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas contas de luz começará a ser sentida nas próximas faturas de energia e que a média nacional de redução pode chegar a 20%, trazendo alívio à inflação – o que justifica essa alívio de prêmios em excesso hoje.
De forma mais granular, entre as principais variações do índice, os papéis da Weg se destacavam em queda, com os investidores digerindo as informações da debutante em termos de resultados do segundo trimestre de 2022 – será essa a tendência para os demais números das empresas brasileiras, é isso que os agentes se perguntam. O lucro líquido caiu 19,5% em um ano, com contração das margens em decorrência dos maiores custos e impactos inflacionários.
O setor de metais recua na esteira da divulgação dos números de produção da Vale, assim como a revisão (para baixo) na meta de produção de minério de ferro em 2022, possivelmente indicando desafios econômicos na China mais à frente, apesar de poder ajudar a sustentar os preços da commodity em patamares mais elevados. Já entre as altas, as ações das varejistas novamente se destacam, com Petz liderando os ganhos, mas seguida de perto por Via, Alpargatas e Magazine Luiza.