Após uma quarta-feira de ganhos generalizados nas bolsas globais os mercados mostraram na manhã de hoje (28) um comportamento mais moderado. Próximo das 12h30, o Ibovespa tinha leve alta de 0,3%, aos 101.750 pontos. Nas bolsas norte-americanas, após uma manhã de realização de lucros, os índices ensaiam recuperação no início da tarde.
O dia no Brasil começou com noticiário intenso. Na agenda, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) desacelerou a 0,21% em julho após alta de 0,59% em julho, ficando abaixo da mediana das estimativas, de 0,3%. Com isso, a inflação em 12 meses passou de 10,7% para 10,08%. Os investidores também avaliam hoje os resultados trimestrais de Assai, Ambev e Suzano, entre outros. Apesar de números positivos, as ações operam em baixa, realizando lucros recentes.
Vale lembrar que ainda hoje será anunciado o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sobre a criação de empregos no mês de junho e, após o fechamento do mercado, a Petrobras divulga seus números referentes ao segundo trimestre.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nos Estados Unidos, foi divulgado pela manhã a primeira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) referente ao segundo trimestre e o resultado frustrou. A economia registrou uma contração anualizada de 0,9%, bem abaixo da mediana das previsões, de crescimento de 0,4%. Como a atividade econômica do país teve queda de 1,6% no primeiro trimestre e esse foi o segundo período consecutivo de recessão, já é possível considerar os EUA em “recessão técnica”.
Também chama atenção hoje a leitura do resultado trimestral da Meta (Facebook), que mostrou lucro por ação de US$ 2,46, abaixo da previsão do mercado de US$ 2,54. Em reação, as ações da Meta operam em queda próximas a 7%.
Na Europa, as praças operam sem direção única após a piora do sentimento econômico da zona do euro, como reflexo das preocupações com a inflação elevada e com a deterioração das condições econômicas.
Publicidade