A semana tem início com as bolsas internacionais em alta, com investidores à espera de mais sinais sobre os próximos passos do Fed, em semana de divulgação do CPI de julho e após o payroll, reacender apostas de uma ação mais agressiva pelo banco central norte americano. As exportações mais fortes na China também ajudam no apetite a risco.
Os embarques para fora do país aumentaram 18% em relação a igual período do ano passado,
acima da expansão de 17,9% de junho. O índice DXY do dólar, que mede as variações da moeda americana frente a outras seis divisas relevantes, opera em baixa, revertendo parte dos ganhos da sessão anterior.
Os contratos futuros do petróleo voltaram a cair, após subirem brevemente mais cedo, e em meio a uma forte queda na semana passada. Aqui no Brasil, após a decisão de política monetária indicar que o ciclo de aperto acabou ou está próximo disso, os investidores aguardam a Ata do Copom e a inflação medida pelo IPCA, que poderá reforçar a percepção de fim de ciclo diante da expectativa de deflação de 0,66% em julho.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O aumento acima do esperado das exportações da China e sinal positivo das bolsas no exterior podem ajudar também o Ibovespa, enquanto o dólar mais fraco ante outras moedas ligadas a commodities tendem a favorecer o real.
Agenda econômica 08/08
Brasil: A agenda local traz hoje como destaques o balanço do Itaú Unibanco, após o fechamento. Amanhã tem ata do Copom, IPCA de julho e balanços como da Copel e BTG Pactual. Quarta-feira é dia de vendas no varejo de junho, além de balanços da Braskem, Banco do Brasil, SulAmerica e BRF. Na quinta-feira fica no foco a pesquisa mensal de serviços de junho e em destaque balanços da BRMalls, JBS, Marfrig, Cyrela, CCR, Bradespar e Americanas. A sexta-feira não tem indicadores e as atenções ficam nos balanços da Cemig, Cosan e Eletrobras.
EUA: O resultado do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de julho nos Estados Unidos, a ser divulgado na quarta-feira, está entre os destaques da semana. Hoje não há indicadores previstos. Na quinta-feira tem relatório mensal da Agência Internacional de Energia (AIE). Já na sexta-feira, o destaque fica para a leitura preliminar de agosto do sentimento do consumidor americano, medido pela Universidade de Michigan.
Publicidade
China: Amanhã sai o índice de preços ao consumidor (CPI) da China.