Muitos trabalhadores ainda não sacaram o seu abono salarial do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) do ano-base 2020. Pelo menos 10,6 milhões de pessoas segundo balanço divulgado na última sexta-feira (26) pela Caixa. Ao todo, conforme o banco, R$ 24,6 bilhões estão à espera de seus beneficiários.
Leia também
Mesmo assim, há trabalhadores que estão buscando o calendário de pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base 2021, que ainda não pode ser consultado. O benefício só será pago em 2023.
O E-Investidor levantou todas as orientações sobre a consulta ao benefício e como realizar o resgate dos recursos. No caso dos recursos referentes ao ano-base de 2020 à espera dos trabalhadores, os valores não resgatados até dezembro deste ano retornarão à União.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Quem tem direito ao PIS/Pasep:
São elegíveis ao benefícios os trabalhadores sob os seguintes requisitos:
- Ter recebido de empregador pessoa jurídica remuneração média de até dois salários mínimos no período trabalhado no ano-base
- Ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano-base
- Constar na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) pertinente ao ano-base
- Estar cadastrado há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep
Qual o valor do PIS/Pasep:
O valor do abono salarial é proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base. O cálculo corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo em vigência.
O período de serviço igual ou superior a 15 dias em um mês será contabilizado como mês integral.
Como faz para sacar PIS/Pasep:
- Com o Cartão Social e senha cadastrada, é possível sacar nos terminais de autoatendimento da Caixa, nas Lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui.
- Caso o trabalhador não tenha o Cartão Social, o valor do benefício pode ser recebido em qualquer agência da Caixa mediante apresentação do RG.
- O recebimento do benefício também pode ser realizado por meio do crédito direto em conta individual com movimentação e saldo: conta-corrente, poupança, conta Caixa Fácil ou Contas Digitais.
Publicidade