(Letícia Simionato, Estadão Conteúdo) — O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Japão caiu de 52,1 em julho para 51,5 em agosto, segundo pesquisa final da S&P Global em parceria com o Jibun Bank.
Leia também
Apesar da queda, o resultado acima da barreira de 50 mostra que o setor manufatureiro japonês continuou se expandindo no mês passado, ainda que em ritmo mais fraco.
“Os dados apontam para a deterioração da atividade no setor manufatureiro japonês no meio do terceiro trimestre de 2022. Tanto os novos pedidos quanto os níveis de produção, que representam 55% do valor principal do PMI, caíram a taxas mais rápidas à medida que a fraca demanda doméstica e um desaceleração das condições econômicas globais prejudicou as vendas e a produção. O PMI foi mantido acima de 50,0 principalmente devido ao alongamento das cadeias de suprimentos e ao forte crescimento dos estoques” afirma Usamah Bhatti, economista na S&P Global Market Intelligence.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“É provável que a queda continue no curto prazo, já que a ausência de novos pedidos em meio à diminuição da confiança do cliente aumentou a pressão de capacidade sobre os fabricantes e levou a uma redução renovada nos negócios pendentes que foi o primeiro em um ano e meio”, acrescenta Bhatti.