(Sergio Caldas, Estadão Conteúdo) — A zona do euro provavelmente entrará em recessão, à medida que a crise do gás na região se aprofunda, segundo a Fitch Ratings.
Leia também
Em relatório, a agência de classificação de risco avalia que uma suspensão total do fornecimento de gás natural da Rússia para a União Europeia (UE) “parece cada vez mais uma suposição razoável para fins de elaboração de previsões macroeconômicas para a zona do euro”.
Pelo quadro atual, a Fitch prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro será atingido em 1,5 ponto a 2 pontos porcentuais em 2023.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A Fitch acredita também que a zona do euro deverá entrar em recessão a partir deste segundo semestre, e que tanto a Alemanha quanto a Itália sofrerão contrações econômicas no fechamento de 2023.
De acordo com a agência, as vulnerabilidades econômicas da UE a um corte absoluto do gás da Rússia “ainda são muito altas”, apesar de agressivos esforços recentes do bloco para diversificar fontes de importação, particularmente para o gás natural liquefeito (GNL).