(Aline Bronzati, Estadão Conteúdo) — O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, defendeu a necessidade de regulamentar as moedas digitais, mas reforçou que a autoridade não é contra a inovação. Quanto a um ativo virtual do próprio BC dos EUA (CBDC, na sigla em inglês), disse que nenhuma decisão foi tomada e que esse assunto ainda levará algum tempo.
Leia também
“Continuamos a avaliar os prós e os contras e analisamos as questões técnicas e de política e esperamos que esse processo de avaliação leve algum tempo adequado”, disse Powell, durante participação na 40ª Conferência Anual Monetária do Cato Institute.
Segundo ele, o Fed não pretende prosseguir com a emissão de uma moeda digital própria sem o apoio tanto do Executivo quanto do Congresso. Powell mencionou ainda problemas de privacidade em torno de ativos digitais.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“A proteção da privacidade será extremamente importante e estamos atentos para encontrar um equilíbrio, é claro, entre a aplicação da lei e a proteção da privacidade”, afirmou.
Quanto às criptomoedas, Powell destacou a necessidade de regulamentação. “Não queremos atrapalhar a inovação, particularmente, a inovação digital, mas achamos que como se trata de dinheiro, (as criptomoedas) precisam ser devidamente regulamentadas”, ressaltou.
“Queremos ser a favor da inovação, mas também de uma regulamentação adequada”, concluiu Powell.