(Sergio Caldas, Estadão Conteúdo) — As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em alta nesta segunda-feira, após uma semana de rali em Wall Street. Os mercados da China, da Coreia do Sul e de Hong Kong, no entanto, não operaram hoje devido a feriados locais.
Leia também
Em Tóquio, o índice acionário japonês Nikkei subiu 1,16%, a 28.542,11 pontos, enquanto em Taiwan, o Taiex avançou 1,54%, a 14.807,43 pontos. Na Oceania, a bolsa australiana também ficou no azul, com alta de 1,02% do S&P/ASX 200, a 6.964,50 pontos.
O apetite por risco na região da Ásia e do Pacífico veio após as bolsas de Nova York garantirem sólidos ganhos semanais, interrompendo uma sequência de três semanas negativas, à medida que cresceu a demanda por ações que ficaram relativamente “baratas” durante quedas recentes.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Investidores globais, porém, seguem preocupados com a perspectiva de mais aumentos de juros nos EUA e na zona do euro. Amanhã (13), as atenções vão se voltar para os últimos dados de inflação ao consumidor (CPI) dos EUA, que deverão ajudar o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) a decidir se eleva ou não seus juros básicos em mais 75 pontos-base, na reunião de política monetária do próximo dia 21.
Na última quinta-feira (08), o Banco Central Europeu (BCE) aumentou seus juros em 75 pontos-base, intensificando o aperto de sua política monetária num momento de inflação recorde na zona do euro.