Após a forte aversão ao risco registrada ontem em reação ao avanço inesperado da inflação nos Estados Unidos, a manhã desta quarta-feira (14) mostra um clima misto nos mercados internacionais, com os índices futuros de Nova York buscando alguma recuperação, enquanto a cautela ainda prevalece na Europa.
No Brasil, os sinais de retomada da economia doméstica podem ser um gatilho para que o Ibovespa retome a trajetória de alta após o tombo da véspera, de 2,30%, mas assim como ontem a leitura da inflação norte-americana será determinante para a direção do mercado.
Independente disso, a perspectiva de uma alta terminal na Selic na semana e possíveis cortes em 2023 devem continuar provocando ajustes nos juros futuros, com impactos geralmente contrários na Bolsa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O ambiente inspira maior seletividade e a bolsa de derivativos financeiros CME Group calcula 34% de chance de um aumento 1,00 ponto porcentual dos juros norte-americanos na semana que vem – algo que até então nem mesmo entrava em questão –, enquanto a probabilidade de um aumento de 0,75 ponto porcentual chega 66%.
Nesse sentido, a leitura do índice de preços ao produtor (PPI) na maior economia do mundo deverá trazer algum ajuste adicional à expectativas.
E ntre as commodities, os contratos futuros do petróleo ganharam força logo cedo e passaram a subir após a Agência Internacional de Energia (AIE) cortar sua projeção de demanda neste ano, mas reiterar a de 2023. Os preços futuros do minério de ferro recuaram 0,69% em Dalian durante a madrugada, cotados a US$ 104,02 por tonelada.
Por fim, no mercado global de moedas, o índice DXY, que mede as variações do dólar frente a outras seis divisas relevantes, opera em leve baixa.
Agenda econômica (14/09)
Brasil: Saem os números do varejo restrito e ampliado em julho (9h), cujas expectativas sugerem um alta mensal de 0,1%, mas ainda registrando uma queda de 3,5% em base anual. Entre os eventos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, cumpre agendas no Rio de Janeiro e em São Paulo, com eventos às 10h, 12h e 18h.
Publicidade
EUA: A agenda traz a divulgação do índice de preços ao produtor (PPI), referente a agosto (9h30), além dos estoques de petróleo pelo Departamento de Energia (DoE). Para o dado de inflação, as expectativas apontam para uma deflação de 0,1%, levando a um indicador de 8,8% no acumulado dos últimos doze meses.