As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quinta-feira, após Wall Street assegurar ganhos apenas modestos ontem, num dia de bastante volatilidade, e o banco central chinês (PBoC, pela sigla em inglês) deixar uma importante taxa de juros inalterada.
Leia também
O índice acionário japonês Nikkei subiu 0,21% em Tóquio hoje, a 27.875,91 pontos, enquanto o Hang Seng avançou 0,44% em Hong Kong, a 18.930,38 pontos, e o Taiex registrou alta marginal de 0,08% em Taiwan, a 14.670,04 pontos. Por outro lado, o sul-coreano Kospi caiu 0,40% em Seul, a 2.401,83 pontos.
Ontem, as bolsas de Nova York encerraram os negócios com ganhos modestos, depois de oscilarem ao longo do pregão em meio a incertezas sobre o próximo aumento de juros nos EUA. Na quarta-feira (21), espera-se que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) anuncie mais uma agressiva elevação de juros para combater a persistente inflação na maior economia do mundo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na China continental, os mercados tiveram perdas mais expressivas nesta quinta, após o PBoC manter sua taxa de juros para crédito de médio prazo inalterada em 2,75%. O índice Xangai Composto recuou 1,16%, a 3.199,92 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto teve queda de 2,34%, a 2.051,79 pontos.
O gesto do BC chinês significa que suas principais taxas de juros para empréstimos – as chamadas LPRs – provavelmente também ficarão inalteradas na semana que vem. No mês passado, o PBoC cortou as LPRs, num momento em que a economia da China se desacelerava em meio aos impactos de surtos de covid-19 e da mais grave onda de calor a atingir o país em décadas.
Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul hoje. O S&P/ASX 200 avançou 0,21% em Sydney, a 6.842,90 pontos, sustentado pelo bom desempenho de ações dos setores de energia e financeiro.
*Com informações da Dow Jones Newswires
Publicidade