O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Atlanta, Raphael Bostic, avaliou a reação dos mercados ao plano fiscal do Reino Unido, após mais cedo a libra bater mínima histórica. No início de entrevista durante evento virtual do jornal The Washington Post, o dirigente comentou que a reação dos investidores ocorreu pelo aumento da incerteza.
Leia também
Sem direito a voto nas decisões de política monetária neste ano, Bostic avaliou que, a julgar pela reação, “a proposta realmente aumentou a incerteza”, levando as pessoas a questionar qual será a trajetória da economia do país. Ele também notou a potencial influência para os EUA pela via do comércio.
O dirigente foi questionado se a maior instabilidade no Reino Unido aumenta a chance de uma recessão global. “Acho que isso não ajuda”, respondeu, mas sem especificar o quanto isso poderia pesar. De qualquer modo, Bostic lembrou que a maior incerteza deixa consumidores e empresas mais cautelosos. Ele disse que estará com sua equipe atento para avaliar as potenciais influências. Além disso, lembrou que é preciso saber quanto das mudanças fiscais potenciais poderiam de fato se concretizar no Reino Unido, já que por enquanto elas foram apenas anunciadas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos