Publicidade

Tempo Real

Copom busca comunicar fim do ciclo de aumento dos juros; entenda a ata

A expectativa é manter a Selic em 13,75% até julho do ano que vem, segundo Nicolas Borsoi

Copom busca comunicar fim do ciclo de aumento dos juros; entenda a ata
As metas da taxa Selic são definidas pelo Copom, órgão ligado ao Banco Central do Brasil. (Fonte: Governo do Brasil/Reprodução)

A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) de setembro reforça a percepção de que o colegiado busca comunicar que encerrou o ciclo de aumento dos juros, mas mantém uma postura vigilante. A avaliação é do economista-chefe da Nova Futura Investimentos, Nicolas Borsoi, para quem o texto repetiu o tom hawkish adotado no comunicado da última quarta-feira, 21.

“A ata consolida a mudança de estratégia do BC, que antes era de ‘vou subir o juro até levar a inflação para a meta’, para ‘vou manter o juro alto por mais tempo’ agora”, diz Borsoi. “Fecha bem a mensagem de um fim de ciclo hawkish, com a estratégia de apagar da curva de juros as apostas em cortes da taxa Selic no início de 2023.”

Para o economista, os destaques do texto ficaram com os parágrafos 9 e 11. No primeiro, o Banco Central (BC) reconhece um risco de hiato mais fechado e menciona seus efeitos nas projeções para o IPCA de 2023 (4,6% para 4,9%) e 2024 (2,8% para 3,0%). No segundo, o Copom cita risco de uma desinflação mais lenta de serviços devido às surpresas para cima com a atividade.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A combinação desses fatores sugere que a velocidade da desinflação de serviços pode ser o determinante para que o BC volte ou não a elevar os juros, de acordo com Borsoi. “A comunicação do Copom é de que ele vai esperar para ver o que acontece e que voltar a subir a Selic ou não vai depender da inflação de serviços”, afirma o economista.

Hoje, o Copom reiterou que “não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado.” Após a leitura da Ata, Borsoi manteve a expectativa de Selic estava em 13,75% até julho do ano que vem, quando o BC deve iniciar o ciclo de cortes. O economista espera queda da taxa a 11,5% no fim de 2023.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>