• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Porsche: por que a marca de carros esportivos vai abrir o capital

A empresa espera captar entre € 8,71 bilhões e € 9,39 bilhões, ficando atrás apenas da Deutsche Telekom

Por Eduardo Jun

27/09/2022 | 17:25 Atualização: 27/09/2022 | 17:25

A montadora simbolicamente dividirá o capital em 911 milhões de açõe. Foto: Envato Elements
A montadora simbolicamente dividirá o capital em 911 milhões de açõe. Foto: Envato Elements

Muito pouca gente sabe disso: Ferdinand Porsche, o engenheiro austríaco criador do Fusca, desenvolveu no ano de 1900 o que muitos acreditam ser o primeiro automóvel híbrido, o Lohner-Porsche, que combinava um motor a gasolina com um elétrico.

Leia mais:
  • Porsche quer fazer o 2º maior IPO da Alemanha; veja o preço das ações
  • Conheça o carro elétrico minúsculo que a GM lança na China
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!


Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mais de cem anos depois, a marca que leva seu nome quer colocar um pé definitivo no desenvolvimento e lançamento de veículos elétricos (EV) e eletrificados. Um bem-vindo empurrão rumo a esta visão pode vir de sua aguardada abertura de capital, no que promete ser o segundo maior IPO da história da bolsa de valores de Frankfurt, na Alemanha.

Com expectativa de captar algo entre € 8,71 bilhões e € 9,39 bilhões, ele ficaria atrás apenas dos € 13 bilhões abocanhados pela Deutsche Telekom em 1996.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A montadora simbolicamente dividirá o capital em 911 milhões de ações – fracionadas igualmente entre ordinárias e preferenciais. Somente 25% destas últimas é que formarão o bloco disponível no IPO, devendo ser negociadas na faixa entre € 76,50 e € 82,50. Boa parte dos papéis restantes será mantida pela Volkswagen AG e a família Porsche-Piëch, em um complexo desenho acionário.

Com vendas de € 33,1 bilhões em 2021, espera-se que o valor de mercado da Porsche alcance uma marca acima dos € 75 bilhões após esta oferta pública inicial.

Com o período de reserva se fechando nesta quarta-feira (28), já se espera que o Qatar Investment Authority, um fundo soberano do país do Golfo, venha a adquirir 4,99% das ações preferenciais disponíveis, um negócio que pode chegar aos € 1,88 bilhão.

Curiosamente, outro investidor de peso também tem recursos vindos de combustíveis fósseis: o Norges Bank Investment Management, que controla o fundo do petróleo da Noruega.

Veículos elétricos e sustentabilidade: objetivos ousados

Já contando com modelos híbridos em sua linha de modelos, caso dos bem-sucedidos Cayenne e Panamera PHEV, ou totalmente elétricos – como o Taycan –, a Porsche mira metas audaciosas para os próximos anos em termos de eletrificação de sua linha.

Publicidade

Uma delas é que até 2030 80% de suas vendas sejam de modelos BEV (battery electric vehicles, carros movidos a bateria que são carregadas por tomadas ou estações de recarga). A montadora também pretende zerar suas emissões de carbono no mesmo ano.

Além disso, seu posicionamento de mercado deve se manter no topo da pirâmide automotiva, colocando-se na mesma categoria de McLaren, Ferrari e Aston-Martin e acima de suas conterrâneas Mercedes-Benz e BMW.

A busca de um novo tipo de consumidor

Em todo o mercado de luxo compreende-se que um novo tipo de público vem se formando: indivíduos com alto poder aquisitivo e preocupados com questões ambientais, millennials, mais mulheres e uma base crescente no mercado chinês.

Abocanhar uma fatia deste mercado ávido por marcas, prestígio e ostentação não será fácil.

A italiana Ferrari, por exemplo, que lançará seu primeiro SUV agora em 2022, pretende introduzir um modelo totalmente elétrico até 2025. No mesmo ano a britânica Aston-Martin lançará o seu EV, sendo que em 2024 ela trará um Valhalla híbrido plug-in.

Publicidade

Já a McLaren acaba de lançar o V6 híbrido Artura, que desenvolve 671 hp. Em paralelo, a Maserati não só já conta com o PHEV Ghibli GT como pretende entrar no circuito da Fórmula E e lançar novos modelos elétricos como o Gran Turismo e um SUV já para 2023.

Parcerias estratégicas

Entre personas e sinergias de marca, a Porsche vem procurando costurar parcerias neste grupo estratificado que tragam diferenciação e valor para a marca.

Uma delas é com a companhia de relógios Tag-Heuer, pertencente ao conglomerado de luxo LVMH. Outra, mais próxima para nós, é com a Embraer (EMBR3).

A fabricante de jatos e a marca alemã se uniram no desenvolvimento do combo ‘Duet’, formado pelo jato leve Phenom 300E e o modelo Porsche 911 Turbo S, que combinam elementos de design. A edição limitada oferecerá apenas dez desses pares exclusivos.

Outra linha de colaboração é no investimento em startups de softwares como Nitrobox, Cetitec e DSP Concepts atrás da Porsche Ventures. O mercado de aplicativos e programas ligados às indústrias de transporte e mobilidade – uma importante fonte de recursos para a Tesla, só para ficar em um exemplo – está se espalhando por todo o setor.

Publicidade

Apps de compartilhamento de carros, estacionamentos inteligentes, sistemas de direção autônoma, segurança e infotainment e o desenvolvimento de algoritmos são algumas das soluções procuradas.

E a Volkswagen?

O grupo alemão Volkswagen AG possui metas ambientais igualmente ambiciosas, mas com desafios mais complexos. Se por um lado possui sob seu guarda-chuva marcas de nicho como Porsche, Bentley e Lamborghini, em que o nível de preço é apenas um detalhe, lá também estão produtos de massa como Audi, Skoda, Seat e a própria Volkswagen.

Mas, no todo, o objetivo é claro: ultrapassar a Tesla em número de entregas de veículos elétricos em apenas três anos.

Recentemente o então CEO da companhia, Herbert Diess, mencionou as dificuldades da companhia de Elon Musk com produção e a nova fábrica na Alemanha: “em 2025 poderemos estar na liderança”.

Para isso, novos modelos (como os e-tron da Audi e o sucessor da Kombi, o id.Buzz), pesquisa em baterias, descarbonização, softwares e desenvolvimento de fornecedores custarão muito dinheiro. O próprio grupo VW estima que serão investidos € 89 bilhões até 2026 nestas áreas.

Publicidade

Os recursos do IPO da Porsche são só uma fração dessa soma, mas vêm bem a calhar.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Bolsa de valores
  • carbono
  • Energia
  • investidor
  • IPO
  • Petróleo
  • Sustentabilidade
  • Tesla (TSLA34)
  • Veículos
Cotações
04/10/2025 14h43 (delay 15min)
Câmbio
04/10/2025 14h43 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Não entraria neste momento no S&P 500”, diz Dalton Gardimam, da Ágora

  • 2

    Banco Master contrata Laplace para venda de ativos; Will Bank é principal aposta

  • 3

    Os ‘boomers’ milionários que economizam porque têm medo de ficar sem dinheiro

  • 4

    Ibovespa em alta histórica: até onde o índice pode chegar nos próximos meses?

  • 5

    Isenção de Imposto de Renda é aprovada na Câmara: o que muda no meu salário?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quem aposta em bet pode perder o Bolsa Família?
Logo E-Investidor
Quem aposta em bet pode perder o Bolsa Família?
Imagem principal sobre o Quem vai compensar a isenção do Imposto de Renda para equilibrar as contas?
Logo E-Investidor
Quem vai compensar a isenção do Imposto de Renda para equilibrar as contas?
Imagem principal sobre o Lollapalooza: posso pedir reembolso se a atração principal do dia for alterada?
Logo E-Investidor
Lollapalooza: posso pedir reembolso se a atração principal do dia for alterada?
Imagem principal sobre o Jovens voltam ao mercado e movimentam economia: o que explica esse cenário?
Logo E-Investidor
Jovens voltam ao mercado e movimentam economia: o que explica esse cenário?
Imagem principal sobre o 4 despesas que aposentados podem cortar para economizar no fim do mês
Logo E-Investidor
4 despesas que aposentados podem cortar para economizar no fim do mês
Imagem principal sobre o Estes métodos vão te ajudar a quitar dívidas de cartão de crédito e escapar dos juros
Logo E-Investidor
Estes métodos vão te ajudar a quitar dívidas de cartão de crédito e escapar dos juros
Imagem principal sobre o Qual o novo prazo que o INSS pode estipular para encerrar o auxílio-doença?
Logo E-Investidor
Qual o novo prazo que o INSS pode estipular para encerrar o auxílio-doença?
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com eletrodomésticos em casa
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com eletrodomésticos em casa
Últimas: Mercado
Quatro carteiras recomendadas bateram o Ibovespa em setembro; veja os destaques
Mercado
Quatro carteiras recomendadas bateram o Ibovespa em setembro; veja os destaques

Mês foi marcado por recordes do Ibovespa, que acumulou alta acima de 3%, ampliando os ganhos no ano

03/10/2025 | 21h18 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa na semana: RD Saúde (RADL3) lidera altas; Magazine Luiza (MGLU3) tomba 18%
Mercado
Ibovespa na semana: RD Saúde (RADL3) lidera altas; Magazine Luiza (MGLU3) tomba 18%

Período foi negativo para o índice da B3, que acompanhou paralisação nos EUA e projeto sobre IR

03/10/2025 | 20h11 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa hoje: RD Saúde (RADL3) salta 4,5% e MBRF (MBRF3) lidera perdas
Mercado
Ibovespa hoje: RD Saúde (RADL3) salta 4,5% e MBRF (MBRF3) lidera perdas

Índice da B3 fechou em leve alta, com dados da produção industrial brasileira no radar do mercado

03/10/2025 | 19h24 | Por Beatriz Rocha
Em meio à derrocada das ações, ex-CFO da Ambipar (AMBP3) marca reunião privada com a CVM
Mercado
Em meio à derrocada das ações, ex-CFO da Ambipar (AMBP3) marca reunião privada com a CVM

João Daniel Arruda deixou o cargo dias antes da crise; reunião com a CVM terá apoio de escritórios criminal e de mercado de capitais

03/10/2025 | 17h35 | Por Jenne Andrade

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador