O que este conteúdo fez por você?
- O Ibovespa encerrou o pregão com alta de 0,46%, aos 96.572,10 pontos, e teve ganho de 4,07% na semana
- As três ações que mais perderam preço no dia foram CSN ON (CSNA3), Fleury ON (FLRY3) e BR Distribuidora ON (BRDT3)
O Ibovespa encerrou o pregão desta sexta-feira (19) em alta de 0,46%, aos 96.572,10 pontos, e teve giro financeiro de R$ 38,7 bilhões. Ele acumula ganho de 4,07% na semana e 10,49% no mês, enquanto no ano o recuo é de 16,49%. Pela segunda vez, o índice retornou a 97 mil na máxima, a 97.540,33 pontos, com mínima a 95.874,30 na sessão.
À tarde, a bolsa perdeu fôlego e oscilou para terreno negativo nos momentos em que Nova York acentuava perdas – o blue chip Dow Jones chegou a cair mais de 1%, em dia no qual a Apple anunciou fechamento de parte das lojas nos EUA em razão do aumento de novos casos de covid-19 no país.
Mais cedo, Wall Street reagira mal a novos comentários do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que voltou a acusar a China de mentir sobre o novo coronavírus e a afirmar que o país tenta afastar os EUA da União Europeia e de países em desenvolvimento.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ainda assim, o Ibovespa mostrou mais uma vez resiliência, mesmo em dias menos positivos no exterior, como esta sexta-feira. Nas últimas 15 sessões, em intervalo iniciado em 29 de maio, o índice registrou perdas em apenas quatro, nos dias 9, 10, 12 e 15 de junho, em ajuste mais contido do que o do exterior àquela altura.
Na semana passada, o índice da B3 acumulou perda bem menor (-1,95%) do que a observada em Wall Street (de 5,52% para Dow Jones e de 4,77% para S&P 500) e, na que se encerra nesta sexta-feira, avançou mais (4,07%) do que Dow Jones (1,04%), S&P 500 (1,86%) e Nasdaq (3,73%).
As três ações que registraram as maiores quedas no dia foram CSN ON (CSNA3), Fleury ON (FLRY3) e BR Distribuidora ON (BRDT3).
Confira o que afetou o desempenho desses três papéis.
CSN ON (CSNA3): -3,78%
CSN ON encerrou o pregão com recuo de 3,78%, o maior do Ibovespa, após relatório do Bradesco BBI reiterar recomendação underperform (abaixo da média de mercado) para a ação da empresa, com preço-alvo 6% abaixo do fechamento da quinta-feira (18).
Publicidade
Mesmo assim, os analistas ressaltam o anúncio da siderúrgica feito no início da semana de aumento de 10,5% nos preços do aço, a partir de julho, e que a tendência é que os pares também implementem a medida.
Fleury ON (FLRY3): -3,42%
Com desvalorização de 3,42% no dia, as ações do grupo de laboratórios de análises clínicas ficaram entre as três maiores baixas do pregão, cotadas a R$ 25,25. O papel contabiliza valorização de 26,50% nos últimos 30 dias e 25,25% nos últimos 12 meses.
BR Distribuidora ON (BRDT3): -2,88%
Após encontro com a cúpula da BR Distribuidora, o BTG Pactual acredita que a empresa está bem posicionada para a continuidade do processo de reorganização que se iniciou após a privatização de 2019, reduzindo ineficiências, mas que o “preço da ação já está refletindo a maior parte do seu potencial”.
Por já ter boa participação no mercado, os analistas Thiago Duarte e Pedro Soares apontam que a BR está em “posição menos privilegiada” que Raízen e Ipiranga em um cenário de reestruturação no setor de combustíveis, com as duas podendo entrar em negociações por refinarias. “No fim das contas isso pode criar maiores pressões competitivas e maiores riscos de execução, o que não é bom sinal para os múltiplos 25% acima de seus pares.”
“Com o grosso das melhorias operacionais já refletidas em nossas estimativas, perguntamos a Rafael Grisolla, CEO da BR Distribuidora, onde a empresa conseguiria manter o nível de crescimento nas margens. De acordo com ele, se trata de encontrar um bom nível entre a empresa e as revendedoras”, diz o relatório. “Com os preços de sell-out da BR historicamente acima das outras bandeiras e sell-in também elevados, permanecemos cautelosos quanto a empresa pode entregar sem estragar sua relação com os revendedores.”
*Com Estadão Conteúdo
Publicidade