Publicidade

Investimentos

Investidor sabe que o Legislativo toma as decisões, diz Thiago de Aragão

Em live do E-Investidor, diretor da Arko Advice e colunista falou sobre período eleitoral na Bolsa

Investidor sabe que o Legislativo toma as decisões, diz Thiago de Aragão
Foto: NELSON ALMEIDA e EVARISTO SA | AFP)
O que este conteúdo fez por você?
  • A composição do Legislativo nas eleições do primeiro turno no Brasil tem um impacto muito grande na leitura do mercado sobre o País e investidores devem manter esse ponto como foco, afirma Aragão
  • Durante a Live E-Investidor desta terça-feira (4), o analista explicou que a força dos parlamentares está no poder de tomada das decisões que afetam o cenário econômico

A composição do Legislativo nas eleições do primeiro turno no Brasil tem um impacto muito grande na leitura do mercado sobre o País e investidores devem manter esse ponto como foco. Esta é a avaliação do diretor de estratégia da Arko Advice e colunista do E-Investidor, Thiago de Aragão, sobre a expectativa do mercado financeiro em meio ao segundo turno das eleições presidenciais.

Durante a Live E-Investidor desta terça-feira (4), o analista explicou que a força dos parlamentares está no poder de tomada das decisões que afetam o cenário econômico. “Fora do Brasil, o investidor que já está mais acostumado a lidar com o País entende que a força das decisões reside muito mais no Legislativo do que no Executivo. O investidor tem que seguir focando nesse setor”, ressalta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo Aragão, o mercado percebeu que não teria problemas estruturais, como brigas ou questionamentos da legitimidade das eleições, diminuindo a sensação de risco. Para ele, o processo deixou duas mensagens: se Lula ganhar, vai ter que enfrentar  um Congresso pouco disposto a aceitar temas controversos do PT.

Já a vitória de Bolsonaro favorece reformas que o mercado espera. “Os dois cenários não parecem ruins para o mercado”, pondera.

Sistema financeiro sólido

Na previsão do analista, o que pode ser um diferencial em relação às eleições anteriores é que as questões geopolíticas terão influência mais forte no novo ciclo presidencial.  “O que foi construído na malha comercial do mundo, de aproximações entre os países, vai começar a ser reorganizado ou rompido em alguns lugares e setores. A partir de janeiro do ano que vem, o Brasil vai ter menos controle do seu destino do que em muitos anos e o mundo vai definir muito mais aspectos importantes dentro do País do que o próprio governo”.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>