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- GOL e a Azul negociaram cortes salariais de 25% a 50%, que reduziram os custos com mão de obra em 50%
- Além disso, a Medida Provisória no 925/2020 reduziu as necessidades de capital de giro a curto prazo, pois as passagens aéreas canceladas podem ser reembolsadas em 12 meses
- Entenda estas e outras razões para a recuperação das companhias
O setor de companhias aéreas foi um dos mais impactados, no mundo inteiro, pelos efeitos graves da pandemia de coronavírus. No entanto, a GOL PN (GOLL4) e Azul PN (AZUL4) estão em boa forma para uma recuperação, e nossas recomendações continuam inalteradas.
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Para se recuperar dos impactos da covid-19, a GOL e a Azul negociaram cortes salariais de 25% a 50%, que reduziram os custos com mão de obra em 50%, levando em consideração a remuneração variável. As companhias também:
1) adiaram capex (investimentos) não essenciais;
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2) renegociaram contratos de leasing de aeronaves; e
3) estão em negociação sobre uma nova linha de crédito com o BNDES.
Além disso, a Medida Provisória no 925/2020 reduziu as necessidades de capital de giro a curto prazo, pois as passagens aéreas canceladas podem ser reembolsadas em 12 meses.
Com isso, essas companhias aéreas parecem estar em boa forma para decolar novamente. Apesar de viagens de lazer e negócios estarem sendo canceladas com base no cenário atual, uma vez que a situação melhore, esperamos que a demanda por viagens aéreas se recupere.
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Além disso, não podemos descartar um cenário de maior consolidação do mercado que potencialmente deve aumentar o poder de precificação no setor aéreo.
Se o setor de companhias aéreas globais está sendo fortemente afetado com a covid-19, para a Embraer as implicações são ainda mais graves. Em abril de 2020, a pandemia reduziu a atividade de frota de 16.000 jatos de passageiros ou 2/3 da frota global de aeronaves.
Esse cenário combinado com a recuperação lenta do tráfego aéreo esperada forçará as companhias aéreas a adiar as entregas de aeronaves para 2020 e 2021. A covid-19 também tem implicações em novos pedidos de aeronaves com os fabricantes devido a:
1) excesso de aeronaves no mercado secundário; e
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2) os baixos preços do petróleo reduzem a necessidade de comprar uma nova aeronave com baixo consumo de combustível.
Por fim, as restrições regulatórias impostas ao setor de companhias aéreas, como a configuração dos assentos das aeronaves, podem mudar substancialmente a economia dos jatos regionais. A Aeromexico, por exemplo, reduziu a capacidade de assentos dos jatos Embraer e aeronaves B737 em 50% e 33%, respectivamente, devido à necessidade de distanciamento dos passageiros.
Principais recomendações da Ágora Investimentos no setor: Gol PN (GOLL4) e Azul PN (AZUL4).