As bolsas asiáticas fecharam com sólidos ganhos nesta sexta-feira (14), após Wall Street se recuperar com vigor ontem de um tombo causado pelos últimos dados de inflação dos EUA.
Publicidade
As bolsas asiáticas fecharam com sólidos ganhos nesta sexta-feira (14), após Wall Street se recuperar com vigor ontem de um tombo causado pelos últimos dados de inflação dos EUA.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Liderando o movimento na Ásia, o índice japonês Nikkei saltou 3,25% em Tóquio, a 27.090,76 pontos, garantindo sua maior alta diária desde 17 de março. Em outras partes da região, o Hang Seng avançou 1,21% em Hong Kong, a 16.587,69 pontos, o sul-coreano Kospi se valorizou 2,30% em Seul, a 2.212,55 pontos, e o Taiex subiu 2,48% em Taiwan, a 13.128,12 pontos.
Na China continental, o Xangai Composto teve alta de 1,84%, a 3.071,99 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto mostrou avanço de 2,59%, a 1.984,33 pontos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O bom humor generalizado na Ásia veio após as bolsas de Nova York subirem mais de 2% no último pregão, em meio à avaliação de que a inflação ao consumidor (CPI) dos EUA pode ter atingido o pico. Na abertura dos negócios de ontem, Wall Street havia inicialmente reagido em forte baixa a dados do CPI maiores do que o esperado, que reforçaram expectativas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) seguirá elevando juros de forma agressiva.
Hoje, a China divulgou que sua taxa anual do CPI atingiu 2,8% em setembro, maior patamar em 29 meses, ante 2,5% em agosto. O resultado, porém, não apenas ficou aquém das expectativas como segue abaixo do teto oficial de 3%, deixando espaço para Pequim continuar estimulando a economia.
Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o tom positivo de Wall Street e da Ásia. O S&P/ASX 200 avançou 1,75% em Sydney, a 6.758,80 pontos.
*Com informações da Dow Jones Newswires e Associated Press
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador