• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

10 práticas para as franquias brasileiras se protegerem na crise

Estudo mostra como as franquias conseguiram se virar no início da pandemia

Por Isaac de Oliveira

29/06/2020 | 10:48 Atualização: 29/06/2020 | 12:24

Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Estadão
Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Estadão

O setor de franquias brasileiro conseguiu dar boas respostas aos desafios impostos pela pandemia de coronavírus, segundo estudo publicado na revista Global Business and Organizational Excellence.

Leia mais:
  • Como conseguir crédito para sua pequena empresa sobreviver à crise
  • Como reorganizar a gestão dos negócios em 6 passos
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A publicação destaca que a crise acerta em cheio os países emergentes, onde as franquias têm peso importante na economia: o Brasil está entre os cinco principais países do mundo em número de marcas de franquias, segundo dados da pesquisa World Franchise Council.

E justamente por atuarem em diversos setores, como serviços, varejo, turismo e food service, as franchising sofrem com os efeitos diversos em cada um deles. O artigo é assinado por Vanessa Bretas, especialista em franquias, e Ilan Alon, professor da Universidade de Agder, na Noruega.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Em um contexto de incertezas, as práticas adotadas pelas redes de franquias brasileiras foram uma boa resposta em um primeiro momento”, diz Vanessa, especialista no setor e pesquisadora na Universidade de Agder e ESPM. “As empresas fizeram ajustes na operação, incorporaram novas tecnologias e utilizaram características do próprio sistema de franquias, como comunicação eficiente, para conseguir flexibilidade nas negociações.”

O estudo levou em consideração uma série de relatórios de entidades setoriais e comerciais, principalmente dos mercados emergentes. No caso do Brasil, a análise também considerou a participação de franqueadores, franqueados e webinars promovidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), onde foram discutidos temas relacionados às medidas tomadas no cenário da pandemia, bem como os planos para a retomada das atividades.

Veja a síntese das melhores práticas destacadas pelos autores para as empresas enfrentarem os desafios gerados durante a pandemia de coronavírus:

10 boas práticas para se proteger durante a crise

1. Crie um comitê multidisciplinar de crises

Vários franqueadores criaram comitês multidisciplinares de crise, que incluíam vários franqueados diferentes para discutir alternativas, estabelecer medidas necessárias e criar estratégias. Ter esses comitês acelerou a velocidade nas decisões.

Publicidade

2. Avalie o orçamento e cortar despesas não essenciais

Uma avaliação completa do orçamento da empresa é crucial. A principal preocupação dos franqueadores e franqueados, considerando todas as as áreas de negócios, foi preservar seu fluxo de caixa, reduzir as despesas e manter pelo menos parte de sua receita. Os contratos não essenciais e temporários foram revisados ​​ou cancelados. Medidas relacionadas a funcionários, como redução de salário e suspensão de contratos de trabalho, foram amplamente adotadas.

3. Compreenda os pacotes de medidas para emergência  

As empresas de franquia também precisaram do reforço de emergência do governo, como linhas de crédito para pagar os salários dos funcionários e cobrir custos fixos. Para conseguir isso, franqueadores e franqueados precisam entender exatamente quais pacotes de ajuda estão disponíveis e como se candidatar a eles.

Publicidade

4. Conecte-se com associações setoriais relevantes

Associações comerciais e setoriais desempenham um papel importante na comunicação das necessidades das empresas com o governo e outras entidades públicas. Eles também podem ajudar na negociação com outros pares, como bancos e outras associações.

5. Tente renegociar contratos para reduzir perdas

As empresas podem negociar com fornecedores e proprietários para evitar algumas perdas no orçamento, seja ao reduzir taxas, oferecer descontos no aluguel ou adiar pagamentos.

Publicidade

6. Faça adaptações no modelo de negócio

Para se adaptar às mudança, as franquias precisam modificar seu modelo de negócio. Adotar novas tecnologias, operar com ‘dark kitchens’ – cozinhas sem atendimento físico com foco nas entregas – ou fazer campanhas de vendas futuras, como comprar vouchers agora e só pegar o produto, ou usar o serviço, quando o período de isolamento acabar.

7. Desenvolva uma relação franqueador-franqueado

Os franqueadores precisam ajudar os franqueados a encontrar respostas financeiras apropriadas para a crise. A abertura de novos canais de comunicação com os times, como webinars, podcasts e reuniões on-line, é uma maneira de conseguir isso. A flexibilidade no pagamento de taxas também ajudará a reduzir a pressão imediata sobre os franqueados.

Publicidade

8. Comunicação e transparência com os funcionários

A comunicação e a transparência com os funcionários são essenciais. Franqueadores e franqueados precisam ajudar as equipes na adaptação dos novos modos de trabalho, principalmente a o fornecer informações sobre o que está acontecendo com os negócios e sobre saúde e bem-estar.

9. Melhore a comunicação com os clientes

Franqueadores e franqueados devem adaptar e intensificar sua comunicação com os clientes. O uso de ferramentas digitais é uma das apostas para melhorar o relacionamento.

Publicidade

10. Tudo pode mudar: reavalie regularmente as estratégias

Quando o assunto é coronavírus, ainda há muita indefinição. Ou seja, novos cenários surgem diariamente. Portanto, é essencial que as estratégias de negócios sejam revisadas periodicamente para levar em conta as mudanças nas circunstâncias do dia a dia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Coronavírus
  • Crise
  • Franquias
Cotações
03/11/2025 15h09 (delay 15min)
Câmbio
03/11/2025 15h09 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O tempo em que a Bolsa falava (muito) alto — e com gestos: as incríveis histórias de 110 anos do pregão viva-voz

  • 2

    Trabalho remoto funciona, diz pesquisa: 83% das empresas relatam alta produtividade e a maioria sem monitorar funcionários

  • 3

    Ibovespa reage e fecha outubro nas máximas do ano. Veja as melhores ações e as perspectivas para novembro

  • 4

    Crises de Braskem (BRKM5) e Ambipar (AMBP3) fazem bonds brasileiros derreterem até 70%; entenda o risco e quem é afetado

  • 5

    Ibovespa fecha semana acima dos 149 mil pontos; Usiminas (USIM5) é principal destaque

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do falso pagamento
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do falso pagamento
Imagem principal sobre o FGTS tem rendimento? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
FGTS tem rendimento? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Quando cai a primeira parcela do 13° salário de 2025?
Logo E-Investidor
Quando cai a primeira parcela do 13° salário de 2025?
Imagem principal sobre o Cartão INSS: como recuperar valores devolvidos
Logo E-Investidor
Cartão INSS: como recuperar valores devolvidos
Imagem principal sobre o Saldo do FGTS: saiba como usar valor para reduzir a dívida com um imóvel
Logo E-Investidor
Saldo do FGTS: saiba como usar valor para reduzir a dívida com um imóvel
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: qual é o valor do prêmio?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: qual é o valor do prêmio?
Imagem principal sobre o 4 maneiras de retirar o botijão pelo programa Gás do Povo
Logo E-Investidor
4 maneiras de retirar o botijão pelo programa Gás do Povo
Imagem principal sobre o Como funciona o saque por representante legal do cartão previdenciário “INSS”?
Logo E-Investidor
Como funciona o saque por representante legal do cartão previdenciário “INSS”?
Últimas:
Minerva (BEEF3) é destaque do Ibovespa em dia de recorde, com fluxo estrangeiro e apetite por dividendos; entenda
Tempo Real
Minerva (BEEF3) é destaque do Ibovespa em dia de recorde, com fluxo estrangeiro e apetite por dividendos; entenda

Ações da Minerva disparam com fluxo estrangeiro e realocação de recursos dentro do setor de proteínas; expectativa de desalavancagem e retomada de dividendos reforça otimismo

03/11/2025 | 15h08 | Por Igor Markevich
Novembro de 2025: saiba qual feriado cairá em uma quinta-feira
Radar da Imprensa
Novembro de 2025: saiba qual feriado cairá em uma quinta-feira

O feriado de novembro que cairá em uma quinta-feira pode proporcionar um descanso merecido aos trabalhadores

03/11/2025 | 14h50 | Por Jéssica Anjos
Conta de luz irá ficar mais barata em novembro de 2025? Entenda
Radar da Imprensa
Conta de luz irá ficar mais barata em novembro de 2025? Entenda

Após um outubro chuvoso, a ANEEL divulgou nova decisão sobre as tarifas de energia para o mês de novembro

03/11/2025 | 14h27 | Por Jéssica Anjos
De olho no Copom, Ibovespa quebra recorde e ultrapassa os 150 mil pontos com apoio de fluxo estrangeiro
CONTEÚDO PATROCINADO

De olho no Copom, Ibovespa quebra recorde e ultrapassa os 150 mil pontos com apoio de fluxo estrangeiro

Patrocinado por
Ágora Investimentos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador