O índice de sentimento das empresas da Alemanha caiu marginalmente entre setembro e outubro, de 84,4 para 84,3 pontos, permanecendo no menor nível desde maio de 2020, uma vez que é esperado um inverno desafiador em meio à crise energética que aflige a Europa, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (25) pelo instituto alemão Ifo.
Leia também
O resultado de outubro, porém, ficou bem acima da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que esperavam queda do indicador a 83,6 pontos. A leitura de setembro foi ligeiramente revisada para cima, de 84,3 pontos originalmente.
“A economia alemã vai enfrentar um inverno difícil”, comentou o presidente do Ifo, Clemens Fuest. As companhias estão menos satisfeitas com os negócios atuais, enquanto suas expectativas melhoram, afirmou.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O chamado subíndice de condições atuais do Ifo diminuiu de 94,5 pontos para 94,1 pontos no mesmo período. Por outro lado, o subíndice de expectativas econômicas avançou de 75,3 pontos em setembro para 75,6 pontos em outubro. A pesquisa mensal do Ifo envolve cerca de 9.000 empresas dos setores de manufatura, serviços, comércio e construção.
*Fonte: Dow Jones Newswires.