Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham sem direção única, ainda na esteira do BCE

Em Londres, o FTSE 100, subiu 0,27%, a 7.486,67 pontos, empurrado por bons resultados de petroleiras

Bolsas da Europa fecham sem direção única, ainda na esteira do BCE
Euro (Pixabay)

Os mercados acionários da Europa fecharam nesta sexta-feira (25) sem direção única, ainda reagindo à publicação da ata da última reunião monetária do Banco Central Europeu (BCE) e de olho em falas de dirigentes da entidade, que divergiram sobre suas posições monetárias. Dados da Alemanha também orientaram os negócios da sessão.

Em Londres, o FTSE 100, subiu 0,27%, a 7.486,67 pontos, empurrado para o lado positivo por bons resultados de petroleiras no mercado futuro. Hoje, tanto a Shell quanto a BP fecharam em alta de quase 1%.

Enquanto isso, o CAC 40, em Paris, avançou 0,08%, a 6.712,48 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em queda de 0,05%, a 24.718,81 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 subiu 0,39%, a 8.421,10 pontos. Por fim, na bolsa de Lisboa, o PSI 20 cedeu 0,04%, a 5.877,95 pontos. As cotações são preliminares.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O índice DAX, em Frankfurt, fechou em alta de 0,01%, a 14.541,38 pontos. Hoje, a Alemanha revisou para cima sua estimativa de PIB, que cresceu 0,4% entre o segundo e o terceiro trimestre. Já o índice de confiança do consumidor alemão subiu a -40,2 em dezembro, segundo o GfK, o que, para a Oxford Economics, confirmou o pessimismo de consumidores, “embora as intervenções fiscais do governo amorteçam parcialmente o golpe”.

Mais cedo, o dirigente do BC europeu Madis Müller defendeu ser “muito arriscado esperar que uma desaceleração da economia, sozinha, diminua o aumento de preços novamente”, destacando que os bancos centrais devem agir o quanto antes. Na ata da última reunião monetária, publicada ontem, o BCE levantou a possibilidade de um aperto monetário menor em caso de recessão “profunda”.

Entretanto, um funcionário do BCE disse ao site Econostream que não vê “cenário realista” para um aperto na zona do euro. Ainda na ata, a indicação foi que nem todos os dirigentes entraram em acordo sobre o ritmo do aumento dos juros, o que levanta dúvidas sobre a próxima decisão, segundo relatório do Commerzbank.

Já o economista-chefe da entidade monetária, Philip Lane, alertou sobre que os reajustes salariais na zona do euro deve ser um fator a pressionar a inflação pelos “próximos vários anos”.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
7 receitas que custam até R$ 10 por porção para fazer neste Natal
6 hábitos que fazem você gastar mais gasolina em seu carro e moto
Estas são as melhores carnes para fazer no Natal gastando pouco
IPVA 2025 vai aumentar?
Este hábito parece simples, mas pode estar levando o consumo da sua geladeira às alturas
IPVA 2025: carros menos poluentes são isentos do imposto; confira lista
Comida mais cara: 6 dicas para economizar na feira e no supermercado
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
>