O índice Dow Jones subiu 2,18, aos 34.589,77 pontos, o S&P 500 cresceu 3,09%, aos 4.080,11 pontos e o Nasdaq aumentou 4,41%, aos 11.468,00 pontos.
Mais cedo, Powell afirmou que a autoridade não pretende apertar demais as condições financeiras dos Estados Unidos, visto que não há previsão de um corte de juros em breve. Segundo o BMO Capital Markets, a fala indica que o BC americano está a caminho de aumentar os juros em 50 pontos-base já na próxima reunião.
Também hoje, as negociações foram orientadas pelo Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos do terceiro trimestre de 2022, que cresceu 2,9%, ritmo acima do esperado por analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam avanço anualizado de 2,7%.
Entretanto, o Livro Bege, espécie de sumário das condições econômicas do país publicado há pouco pelo Fed, indicou que os juros e a inflação continuam pesando sobre a atividade econômicas dos Estado Unidos. Segundo o relatório, os preços ao consumidor subiram em ritmo moderado a forte nos distritos.
O destaque do pregão, principalmente após a fala de Powell, foi das empresas de tecnologia. No Nasdaq, a Meta e a Apple fecharam em alta de mais de 7,8% e 4,8%. No Dow Jones, o destaque foi para a Microsoft, que fechou em mais de 6,1%, à frente da Intel, que subiu mais de 4% no pregão.
Outros dados dos Estados Unidos também ficaram no radar de investidores, incluindo o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês), que caiu de 45,2 em outubro a 37,2 em novembro, abaixo do esperado, e o índice de vendas pendentes de imóveis, que caiu 4,6% em outubro ante setembro.