O fôlego é limitado e sem uma tendência clara nos mercados internacionais nesta manhã de quinta-feira (8). Em solo brasileiro, o avanço da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição no Senado na noite de ontem pode apaziguar os ânimos dos investidores, apesar dos alertas fiscais trazidos pelo Comitê de Política Monetária (Copom) em sua decisão de política monetária.
Leia também
Ontem, o BC brasileiro decidiu manter a taxa de juros básica da economia, a Selic, em 13,75%. O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC avisou, ainda, que não hesitará em retomar o ciclo de alta caso o processo de desinflação não ocorra como esperado.
Os investidores no exterior aguardam cautelosamente as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e do Banco Central Europeu (BCE) na próxima semana, apesar das notícias de que o governo da região autônoma de Hong Kong estaria considerando a viabilidade de relaxar várias medidas de controle da pandemia de Covid-19 após a China continental adotar medidas no mesmo sentido.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nesse ambiente, as principais Bolsas da Europa caminham para a sexta sessão consecutiva de perdas, enquanto os índices futuros de Nova York buscam alguma tendência mais definida – por ora, rondando a estabilidade. Apesar desta indefinição, os contratos futuros do petróleo operam em alta de quase 1%, recuperando parcialmente de perdas da sessão anterior, enquanto na madrugada os preços futuros do minério de ferro tiveram alta de 1,41% em Dalian, cotados ao equivalente a US$ 113,37/tonelada.
Agenda econômica
Brasil: A agenda traz a publicação das leituras de outubro para as vendas no varejo restrito e ampliado (9h), além de um leilão de títulos prefixados do Tesouro (11h), com a oferta de LTNs e NTN-Fs, e um leilão de linha de US$ 3 bilhões conduzido pelo Banco Central (10h25).
EUA: Saem os pedidos de auxílio-desemprego (10h30).
Publicidade
Europa: A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, participa de dois eventos abertos à imprensa (9h00 e 15h00).
China: No fim da noite, portanto com efeito prático para os mercados ocidentais apenas manhã, serão divulgados os dados de inflação ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) de novembro (22h30).