Mercado

Abertura de Mercado: petróleo em alta ajuda Petrobras (PETR4), enquanto investidor externo aguarda falas de dirigentes do Fed

Abertura de Mercado: petróleo em alta ajuda Petrobras (PETR4), enquanto investidor externo aguarda falas de dirigentes do Fed
Foto: Envato Elements

A sessão desta quinta-feira (5) começa com indefinições nos mercados. Na Europa, após um início de ano positivo, os mercados operam mistos hoje em meio a uma inflação ao produtor (Índice de Preços ao Produtor, PPI) na zona do euro mostrando desaceleração em novembro e um Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto no Reino Unido indicando contração da atividade econômica.

Nos Estados Unidos, na véspera, a ata do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) descartou, por enquanto, a possibilidade de corte das fed funds rates (taxa de juro básica da economia) ao longo de 2023 e, assim, o foco dos investidores fica hoje nas falas de membros do órgão, que podem dar algum indicio do próximo passo na condução de política monetária. Em meio a esse cenário, os índices futuros de Nova York operam próximos à estabilidade.

Além da continuidade nas cerimônias de posse de novos ministros e membros do alto escalão do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a agenda reserva os dados de produção industrial de novembro, com a mediana apontando para um recuo de 0,2% ante alta de 0,3% em outubro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No mercado de commodities, o petróleo mostra alguma recuperação depois de uma forte sequência de quedas e pode contribuir para o desempenho da Petrobras (PETR4 e PETR3) e, consequentemente, do Ibovespa. Contudo, o cenário incerto no exterior pode minimizar uma recuperação mais representativa do índice.

Por fim, no mercado de juros, o avanço dos treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) pode pressionar novamente a curva de juros local, enquanto no câmbio o índice DXY, que compara o dólar com outras seis divisas relevantes, opera estável.

Agenda econômica

Brasil: Às 9h é aguardado a produção industrial de novembro. Às 10h é a vez de Simone Tebet tomar posse no cargo de ministra do Planejamento. Ainda pela manhã, às 11h, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulga os emplacamentos de veículos de dezembro. Por fim, o Tesouro faz leilão, às 11h, de títulos prefixados.

EUA: Hoje o relatório sobre criação de empregos no setor privado, o ADP, de dezembro é aguardado às 10h15, enquanto a balança comercial de novembro será publicada às 10h30. Ainda teremos o PMI composto de dezembro, publicado pela S&P Global. Finalmente, Raphael Bostic, presidente do Fed de Atlanta, e James Bullard, presidente do Fed de St. Louis, discursam ao longo do dia.

Europa: Mais cedo, o PPI da zona do euro mostrou desaceleração em novembro e subiu 27,1% na leitura anual, ante avanço de 30,8% em outubro. No Reino Unido, o PMI composto de dezembro avançou para 49, ante 48,2 na leitura anterior, mas ainda se mantendo abaixo de 50, o que indica contração da atividade econômica.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Como a decisão do Fed afeta a renda variável?
Quais bens podem ser penhorados?
Descubra se sua conta do banco é corrente ou poupança
Confira 5 maneiras de consultar o número do PIS/PASEP
Como o corte de juros nos EUA beneficia o Brasil?
O que é cashback e como usar para ganhar dinheiro?
Albert Einstein: como usar a técnica criada pelo gênio para investir?
Golpes financeiros por celular: o que são e como não cair neles
Ações da Tupperware caem 57% e empresa pede falência nos Estados Unidos
Quanto investir para comprar a casa própria à vista em 10 anos?
Taurus (TASA4): por que Barsi está investindo em armas?
Abono salarial 2024: prazo final para sacar benefício do PIS/Pasep se aproxima; veja data
>