Publicidade

Tempo Real

Moedas Globais: dólar cai após CPI nos EUA corroborar Fed mais brando

O CPI dos EUA recuou 0,1% em dezembro ante novembro nos EUA, segundo informou hoje o Departamento do Trabalho

Moedas Globais: dólar cai após CPI nos EUA corroborar Fed mais brando
Foto: Envato Elements

O dólar se desvalorizou na comparação com boa parte das moedas globais hoje, diante da avaliação de que a desaceleração da inflação ao consumidor (CPI) nos Estados Unidos deve corroborar um aperto menos agressivo por parte do Federal Reserve (Fed) daqui para frente.

O índice DXY, que mede a variação da moeda americana ante uma cesta de seis rivais fortes, fechou em baixa de 0,91%, a 102,246 pontos. Perto do fechamento das bolsas de Nova York, o euro avançava a US$ 1,0848 e a libra, a US$ 1,2210.

O CPI dos EUA recuou 0,1% em dezembro ante novembro nos EUA, segundo informou hoje o Departamento do Trabalho. O resultado ficou ligeiramente abaixo da mediana das estimativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que previam estabilidade do indicador. Na comparação anual, o avanço foi de 6,5%, uma desaceleração em relação ao ganho de 7,1% de novembro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O dado impôs forte pressão ao dólar e as perdas se intensificaram ao longo da tarde, em meio a declarações de dirigentes do Fed. O presidente da distrital do BC americano na Filadélfia, Patrick Harker, expressou hoje apoio a um aumento mais brando de 25 pontos-base na próxima reunião. O líder da regional de Richmond, Thomas Barkin, por sua vez, indicou que pode haver um ritmo mais “gradual” de arrocho monetário.

De acordo com o analista Joseph Manimbo, da Convera, a tendência de que o Fed reduza o ritmo de alta de juros deve pesar sobre o câmbio. “O dólar pode ter sua queda desacelerada, dado que a inflação ano a ano – tanto a manchete quanto o núcleo – não surpreendeu para o lado negativo”, pondera.

Entre outros destaques no mercado cambial, o dólar recuava a 129,29 ienes, após relatos na imprensa japonesa de que o Banco do Japão (BoJ) revisará os efeitos colaterais de sua política monetária na semana que vem. Para o TD Securities, a notícia sinaliza mudanças na política de controle da curva de juros, o que seria positivo à moeda local. “Esperamos iene a 122 por dólar neste trimestre”, prevê.

Entre emergentes, o dólar avançava a 181,0634 pesos argentinos, após dados indicarem aceleração da inflação na Argentina em dezembro.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>