O Banco Central da Argentina (BCRA) anunciou, na manhã de sexta-feira (13), a manutenção das principais taxas de juros do país, mesmo após dados indicarem avanço da inflação em dezembro. Com a decisão, o juro nominal da chamada Letra de Liquidez (Leliq) de 28 dias fica estável em 75% ao ano.
Leia também
Em comunicado, a autoridade monetária afirmou que a postura contribuirá para a desaceleração gradual da inflação no médio prazo, ao mesmo tempo em que consolida a estabilidade financeira e cambial.
“A calibração das taxas de juros em terreno positivo em termos reais garante a proteção das poupanças em pesos e contribui para manter ancoradas as expectativas cambiais, favorecendo o processo de desinflação”, avalia.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na nota, o BC argentino reforçou o compromisso com o objetivo de reduzir a taxa anual de inflação e se mostrou aberto a realizar eventuais intervenções que contenham excessiva volatilidade nos ativos financeiros.
O anúncio aconteceu menos de uma hora após a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) no país, que subiu 5,1% em dezembro ante novembro e 94,8% na comparação anual. Em ambos os casos, o indicador teve aceleração na comparação com o mês anterior.