Os juros dos Treasuries avançaram nesta sexta-feira, após dados econômicos e comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed) confirmarem expectativa por contínuo aperto monetário nos Estados Unidos, ainda que em ritmo mais brando.
Leia também
No fim da tarde em Nova York, o retorno da T-note de 2 anos subia a 4,193%, o da T-note de 10 anos avançava a 3,485% e o do T-bond de 30 anos aumentava a 3,661%.
Dados ainda sólidos da economia americana sustentam a visão de que o Fed deve continuar subindo juros. Mais um indicador do mercado imobiliário nos EUA – as vendas de moradias usadas – registrou queda menor que a prevista, conforme mostraram números divulgados hoje pela NAR.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Diretor do Fed, Christopher Waller se mostrou otimista de que os EUA alcançarão o pouso suave, isto é, a redução da inflação sem um impacto significativo no emprego. O dirigente disse que apoia diminuir o ritmo de aperto para uma alta de 25 pontos-base nos juros próxima reunião, mas rejeitou a expectativa de que haja cortes na taxa básica este ano.
Segundo o BMO Capital Markets, a tendência é de que a renda fixa entre em uma fase de “consolidação”, antes da decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), em 1° de fevereiro. “Os investidores estão satisfeitos com a intenção bem telegrafada do Fed de reduzir para aumentos para 0,25 ponto porcentual pelo resto do ciclo”, destaca.
No âmbito fiscal, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, alertou para o risco de que o país entre em recessão e jogue a economia global a um quadro de crise financeira, caso o Congresso americano não aumente o teto da dívida.