No primeiro aspecto, a nação asiática parece estar a poucos passos de encerrar a política de covid-zero, o que deve aumentar a demanda dos chineses por matéria-prima e, consequentemente, beneficiar o mercado doméstico. Vale destacar que a China é um dos principais consumidores de produtos do agro brasileiro.
Já no segundo ponto, a especialista da Ágora Investimentos, Saraí Molina, explicou que o clima brasileiro coloca o País como um player relevante na produção de café, laranja, soja e cana-de-açúcar, milho e pecuária. Veja aqui como o verão de 2023 pode afetar as empresas do setor agro.
Segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), no acumulado de janeiro a outubro de 2022 o mercado agro gerou 119.599 novos empregos, representando 5,2% do total de postos de trabalho.
As atividades agropecuárias que mais contribuíram com a criação de novas vagas de trabalho em outubro foram:
- Produção de sementes certificadas, exceto de forrageiras para pasto – 3.694 vagas;
- Cultivo de Milho – 1.450;
- Cultivo de Soja – 1.317;
- Cultivo de Laranja – 609;
- Criação de Bovinos para Corte – 432
Na última semana, para atender essa demanda, a Ágora e a FIA Business School lançaram o MBA em finanças aplicadas ao agronegócio para quem tem interesse aproveitar o crescimento do mercado.
O diretor-executivo da FIA, Carlos Furlanetti, afirmou que o MBA visa oferecer uma formação prática e teórica em estratégia, finanças e mercados financeiros para gestores, analistas, profissionais e proprietários de empresas ligadas ao agro. “Queremos capacitar as pessoas para estarem preparadas para potencializar seus negócios, com uso das melhores técnicas e ferramentas para a gestão financeira de empresas e cooperativas”, diz.
Furlanetti afirmou que os principais gargalos do mercado hoje estão relacionados a questões de riscos cambiais, climáticos, biológicos, sanitários e geopolíticos, “que podem afetar os resultados financeiros do agronegócio […] e o curso visa formar profissionais para preencher essas lacunas”. Veja mais sobre o MBA.
O valor total do curso é de R$ 32 mil, ou R$ 22,4 mil para quem fechar a matrícula até 28 de fevereiro deste ano. O pagamento à vista também oferece um desconto de 8%.
Segundo Luis Cláudio Pereira, diretor-geral da Ágora Investimentos, a democratização do acesso à educação financeira é fundamental para uma vida financeira saudável, mais planejada e com qualidade. “O MBA visa agregar ainda mais valor em um dos setores de maior expressão no país, agregando valor aos processos de empresas ligadas ao agro”, diz Pereira. O novo curso está disponível na plataforma Ágora Academy, que conta com mais de 100 cursos no portfólio.
Vale ressaltar que em 2022, o peso do agronegócio representou 25% de tudo que é produzido no País – há cerca de 40 anos, a relevância era de apenas 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
No entanto, os dados do ano passado mostram que houve um recuo da representatividade do agro na economia nacional na comparação com 2021, quando o setor foi responsável por 27% do PIB, conforme a publicação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP).
“Por isso, é preciso criar um curso completo, totalmente focado nas necessidades desse mercado, pois há aspectos estratégicos e técnicos que precisam ser adequadamente compreendidos para que o peso no PIB não diminua”, afirmou o diretor-executivo da FIA.